quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Presidente Lula se reúne com a CUFA e outros movimentos sociais no Palácio do Planalto
Presidente Lula na sede da CUFA RJ em 2006
Outras 500 lideranças de entidades dos mais diversos seguimentos participarão do encontro
Por Fernanda Quevêdo
Foto: Arquivo Cia de Teatro Tumulto
Pela primeira vez na história desse país um representante do Estado marca um encontro para se despedir diversas lideranças sociais. O fato é que amanhã, às 15 horas no Palácio do Planalto, o Presidente em exercício Luis Inácio Lula da Silva se reúne com a CUFA (Central Única das Favelas) e outros movimentos sociais no “Encontro com os Movimentos Sociais” organizado pela Secretária Geral da Presidência da República, responsável por coordenar as relações do governo com a sociedade civil.
Para o Secretário Geral da CUFA, Celso Athayde (RJ), o encontro simboliza o reconhecimento do Estado, por meio das políticas sociais destinada a cidadãos de invisibilidade que estão em espaço em desvantagem social só seriam consolidadas se estas participassem do processo de construção das políticas.
Participam do encontro os coordenadores da CUFA em outros estados como Preto Zezé (CE), Linha Dura (MT), Max Maciel (DF), Dinorá Rodrigues (RS), Maria Conceição (BA), Fabio Negão (PE) e Nélio Nogueira (TO). Participam também mais outras 500 lideranças de entidades que dialogam com o Estado nas mais diversas perspectivas como entidades sindicais, do campo, das mulheres, dos negros, de juventude, de economia solidária e de reforma urbana.
Para a Secretaria Geral da Presidência da República o encontro simboliza o diálogo responsável e qualificado com entidades que assim como a CUFA, que estão mudando a vida de milhões de brasileiros efetivando a democracia participativa, prevista na Constituição Federal de 1988.
domingo, 12 de dezembro de 2010
A CUFA é homenageada por pessoas importantes do nosso país
A CUFA - Central Única das Favelas é homenageada por pessoas mais do que importantes em nosso país, pessoas como:
Orlando Silva (Ministro do Esporte)
Ronaldo (Jogador de futebol - FENÔMENO)
Dilma Rousseff (Presidenta da República Eleita)
Luis Inácio Lula da Silva (Presidente da República)
Sergio Cabral (Governador do Estado do Rio de Janeiro).
Essas pessoas reconhecem o trabalho desenvolvido pela CUFA e o benefício para os jovens das comunidades do Brasil e do mundo por onde a CUFA atua.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
CUFA recebe Prêmio Darcy Ribeiro 2010
fonte: site Carlos Abicalil
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, na manhã desta quarta-feira (01.12), os três premiados da 11ª Edição 2010 do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Entre os 31 candidatos ao prêmio, pessoas físicas e jurídicas, três foram eleitos este ano, sendo um deles a Central Única das Favelas (CUFA), indicado ao prêmio pelo deputado federal Carlos Abicalil (PT).
Membro da Comissão de Educação, Abicalil também indicou a CUFA para concorrer à premiação no ano de 2008. Para ele, a Central Única das Favelas é uma das principais ferramentas de fomento cultural e inclusão social, cujo trabalho merece especial destaque na defesa e na promoção da educação no Brasil.
Além da Central Única das Favelas, a 11ª edição premiou a Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) e o Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil. A homenagem vai ocorrer no próximo dia 08 de dezembro.
CUFA – A Central Única das Favelas é uma organização nacional que surgiu através de reuniões de jovens de várias favelas do Rio de Janeiro que buscavam espaço na cidade para expressar suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.
Atuante em todos os estados brasileiros, a CUFA funciona como um pólo de produção cultural e através de parcerias, apoios e patrocínios forma e informa jovens de comunidades, oferecendo perspectivas de inclusão social. Entre as atividades promovidas pela central destacam-se as áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania.
A CUFA BRASIL PELA PAZ
O Brasil, ao longo da sua história política registra conflitos, revoltas e guerras envolvendo opressores e oprimidos. Sujeitos em condição de desigualdade, que articulados e imbuídos do sentimento de mudança se manifestaram para romper com o que estava posto, a exemplo, ocorrências como a guerra de Canudos, as revoltas da vacina e da chibata, as inconfidências Mineira e Baiana e o processo de resistência quilombola dentre tantos outros movimentos de libertação. Enfim, a guerra como representação bélica resultante das relações de poder e da busca de grupos distintos pelo controle dos espaços/territórios e das suas vidas.
Refletir sobra à história é um exercício de busca do entendimento do presente, assim, na contemporaneidade é possível perceber que os contextos são reflexos dos equívocos e da negação de acessos de grupos, socialmente vistos como minoritários, aos direitos básicos e conseqüentemente ao exercício pleno da cidadania. Portanto, a onda de violência que vivenciamos cotidianamente, não necessariamente, deve ser explicada, mas precisa ser entendida como um desdobramento histórico das desigualdades e ausências, geradores de um sub-extrato social, que germinou diferentes desdobramentos da violência. Por mais duro que pareça, temos de admitir que estamos diante de uma guerra, uma onda de violência que ganhou músculos e implanta pânico a população do Estado do Rio de Janeiro e a todo o povo brasileiro, uma situação atípica, uma guerra tripartite, envolvendo o braço do Estado, o crime organizado e a sociedade civil.
De um lado o Estado imprimindo a força do poder legalizado, tentando fazer jus ao seu propósito mor de garantir a segurança. Na banda B o crime organizado mostrando seu poder de articulação ditando os acontecimentos para além dos muros e grades dos presídios e comandando seus soldados, que em sua maioria não devem saber por que dizem sim. Já no centro do conflito a população dividida entre os desiguais, maioria em situação de vulnerabilidade e os mais abastados, que contraditoriamente também são alvo do processo de democratização da violência.
Diante do exposto é que a Central Única das Favelas no Brasil traz esse manifesto como um desabafo ao que está ocorrendo no Rio de Janeiro, que para nós não é novidade! Pois nos livros Cabeça de Porco (2005), Falcão Meninos e o Trafico (2006), e no relato de soldado do morro, trouxemos um alerta, onde prevíamos o desencadeamento do caos social que está posto agora. O que diferencia nesse momento, é que não há mais meio termo, a situação é dicotômica considerando aspectos como o bem X mal, policia X bandido, pânico X paz. A aparente simplificação não corresponde à profundidade dos fatos, nem explica a origem dos problemas que propiciam o desencadeamento da situação gritante que estamos presenciando, a exemplo da corrupção e da impunidade. Não estamos analisando a questão como especialistas, e nem é essa a pretensão, mas nossa trajetória fala por si, somos parte disso, morremos com isso, vivemos tentando superar essa violência. Temos filhos, amigos e parentes que já se foram e alguns que ainda estão sendo devorados por essa maquina de guerra que se retroalimenta de sangue, ódio e perdas, e ao mesmo tempo também nos devoram, num verdadeiro ritual de cadeia alimentar do caos.
A CUFA espera que depois de toda essa mobilização e comoção nacional, pela punição e aniquilamento dos bandidos, sejam fomentadas políticas públicas para esses mesmos territórios, que não se limitem tão somente a efetivo, munição e viatura. Nossa posição é pela paz, mas acreditamos que ela nunca vai existir sem justiça social, sem igualdade e sem a democratização de acessos e oportunidades, temos que fazer um caminho inverso ao apartheid social.
Chegou a hora de umas das maiores economias do mundo pensar uma inclusão sustentável, não uma inclusão perversa, que relega a invisibilidade grande parcela da população e seus territórios, pois hoje a mesma sociedade e governo que querem “arrumar” o Rio de Janeiro, durante anos ignoraram o que as organizações do movimento social vinham alertando, como é o caso da CUFA, através das nossas letras, livros, documentários e ações, que por muitas vezes fomos acusados e processados por apologia ao crime, por tentar alertar a sociedade e o poder público que o sangue e os fuzis bateriam nas portas dos bem nascidos e nos gabinetes do poder. Mesmo assim, não recuamos como não recuaremos agora, trilhando sempre os rumos da paz acompanhada por justiça. Para tanto nos comprometemos a contribuir com a sociedade brasileira disponibilizando nosso potencial de articulação e abrangência nacional, através do nosso constante exercício de atuação para transformação social. É fato que o sentimento de impotência é predominante, mas não podemos calar, pois mesmo mortos o poder da palavra prevalece. E é justamente o ecoar do grito que motiva a Central Única das Favelas, nos 27 Estados em que atuamos para ressignificar o sentido de solidariedade empoderando indivíduos e contribuindo processualmente para que sejam sujeitos, novos atores sociais, multiplicadores de oportunidades e referencias de superação, fazendo do nosso jeito.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Dia da Consciência Negra ...20 de Novembro
“O Dia da Consciência Negra é uma data para a reflexão de todos nós brasileiros. Durante a escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E às custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas de sofrimento, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi”,
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
CUFA/SC é recebida pela Presidência da Empresa Eletrosul/Eletrobras.
Foi nesta quinta-feira (21/10) que a presidência da Empresa Eletrosul representada pelos Srs. Diretor-Presidente: Eurides Luiz Mescolotto, Diretor de Gestão Administrativa e Financeira: Antonio Waldir Vituri e a Srª Gerente da Assessoria de Responsabilidade Social (ARS), Denise Basílio receberam a coordenação estadual da CUFA/SC onde na ocasião o sr. Coordenador da CUFA/SC (Edson Amaral) apresentou a CUFA/SC e suas principais ações no Estado de Santa Catarina.
Neste mesmo encontro apresentamos os resultados da segunda edição do projeto Cine Arte e Cidadania “O Cinema na Tela da Favela” e as metas de execução para o ano de 2011; também coletamos os depoimentos da presidência da empresa Eletrosul que vão compor o vídeo institucional do projeto.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
CUFA SANTA CATARINA INICIA CIRCUITO DE PALESTRAS DE PREVENÇÃO AO USO DO CRACK
A CUFA-SC através de seu coordenador estadual Edson Amaral lançou na ultima quinta-feira 07 de outubro em parceria com o ROTARY CLUB o circuito de palestras de prevenção ao uso de entorpecentes, sobre tudo o CRACK. A aproximação entre as instituições se deu através da campanha CRACK, NEM PENSAR do GRUPO RBS que visa promover “a troca de idéias” com redes de ensino parceiras do ROTARY preocupadas com a proliferação da droga da morte.
O primeiro encontro foi no colégio Autonomia (Florianópolis) com professores, diretores e coordenadores que tiveram a oportunidade de ouvir como a prevenção vem sendo realizada através das ações e projetos que a CUFA executa em prol do combate a droga.
A intenção é que façamos estes encontros no maximo de unidades de ensino possível, para que todos saibam falar a linguagem dos jovens e através dela que obtenham êxito no que se refere a mantê-los cada vez mais longe da criminalidade, uso e comercio de qualquer substancia ilícita que venha prejudicar o crescimento e a evolução dos jovens catarinenses.
Comentário de Edson Amaral:
Creio que este seja um grande passo para que possamos extinguir de vez o CRACK da vida de todos, é necessário que mais instituições como o ROTARY CLUB se sensibilizem e venham juntar se a nós neste combate. È possível que transformemos este “ponta pé inicial” em projetos contínuos em parceria com as unidades de ensino que serão feitas às palestras.
Nossos agradecimentos a todos que reconhecem os efeitos benéficos que nossos esforços tem surtido, que nos apóiam e incentivam a continuar.
VIDA LONGA CUFA-SC
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Documentário “Falcão Meninos do Tráfico” promove reflexões nas escolas
Como a sala de cinema fica fora do alcance de muitas crianças, adolescentes e até mesmo adultos, criamos um projeto para trazer a cultura cinematográfica para as localidades em que esta ação nunca chega. Que é o “Cine Arte e Cidadania – o cinema na tela da favela”, promovido pela Central Única das Favelas de Laguna (CUFA), que conta com o patrocínio da Eletrobrás/Eletrosul e está sendo desenvolvido nas escolas da rede pública estadual e municipal e em comunidades em geral.
Segundo o diretor executivo da CUFA de Santa Catarina Vinícius Lauffer, o projeto tem o objetivo de promover uma programação capaz de proporcionar a tela do cinema como uma ferramenta a favor de discussões sociais e educação cidadã. “Pretendemos promover através das palestras uma maior visibilidade das reflexões abordadas pelos filmes realizados pelas periferias”, ressalta.
Desde o mês de julho, diversas escolas da região estão conseguindo presenciar a exibição de documentários, curtas e filmes feitos nacionalmente. Os mesmos retratam assuntos relativos ao dia a dia de muitas pessoas que vivem na periferia.
O ambiente hostil apresentado através do documentário “Falcão Meninos do Tráfico”, produzido pelo rapper MV Bill, pelo seu empresário Celso Athayde e pelo Centro de Audiovisual da Central Única das Favelas, fez com que os alunos das escolas EEMAL de Laguna (13,15 e 16set) e Dom Anselmo Pietrulla Educação Básica Municipal Capivari de Baixo (21set) fixassem os olhares a cada cena que era apresentada.
Logo após a exibição do documentário que retrata a vida de jovens das favelas brasileiras, foi aberto um espaço para discussões e reflexões. A idéia deste projeto também é ouvir o que os alunos têm a falar sobre esta realidade e não apenas mostrar que existe.
Para a professora Jucélia Regina Lúcio, o documentário “Falcão Meninos do Tráfico” traz uma mensagem muito importante. “Ele mostra a realidade. O que não fazer. Além disso, ensina aos alunos que o mundo do tráfico é uma ilusão. Mostrando que devemos sempre pensar em ter um futuro melhor”, ressalta.
De acordo com a aluna Eduarda Fermino Neto, 11 anos, os jovens acabam se iludindo com o mundo das drogas. Eles acham que tudo é perfeito. “No meu ponto de vista, todas as pessoas que estão no mundo do tráfico devem largar esse vício e passar a viver uma vida melhor”, frisa.
Diante dessas palavras citadas acima, pode-se perceber que este projeto que está sendo desenvolvido pela CUFA é uma ótima ação para que os jovens da nossa região recebam momentos de lazer, cultura e, principalmente, educação com cidadania.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
DIA 21/09 ÁS 19H EM SANTA CATARINA...O LANÇAMENTO DO DOCUMENTARIO "SELVA DE PEDRA- A FORTALEZA NOIADA"
"Selva de Pedra- Fortaleza Noiada"mergulha no circuito que envolve, igualmente, o lado mais undergoud e o lado mais elitizado delineando uma cartografia das zonas atingidas pelas drogas e a estrutura do mercado que as envolve, as pessoas que dele participam, seus códigos e suas leis internas.
A intenção é favorecer a analise desta realidade, tornada um complexo problema inclusive por sua associação com a escalada da violência infelizmente uma situação que também se apresenta em sua crueza, nos centros urbanos de todo pais.
domingo, 12 de setembro de 2010
PALESTRA..INCLUSÃO SOCIAL COM MV BILL...TOTAL SUCESSO !!!
A palestra ministrada por Mv Bill nesta quinta-feira ( 09/09 ) foi um verdadeiro sucesso e um marco histórico para Santa Catarina, podemos enfim aproximar a CUFA-SC da Segurança Publica do Estado em prol das melhorias em nossas favelas.
O evento foi em comemoração ao lançamento da extensão do Projeto " Cine Arte Cidadania, O Cinema na Tela da Favela " que irá intinerar por 21 municipios catarinenses com peliculas condizentes com a realidade das áreas vulneráveis, sempre em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina.
Estavam presentes na Academia da Policia Civil em Canasvieiras toda a equipe da CUFA-SC, autoridades da segurança nacional, estadual, municipal, além de convidados da sociedade civil.
Mv Bill relatou suas dificuldades na implantação de projetos que realmente tragam beneficios, preparo e capacitação aos jovens oriundos de favelas, falou sobre a importancia da parceria com braços governamentais e com a imparcialidade politica partidaria de nossa instituição.
No proximo dia 21/09 terça-feira é a vez de nosso vice presidente nacional o Sr. Francisco José Pereira( Preto Zezé )fazer o lançamento do importante documentario " Selva de Pedra, a Fortaleza noiada " que retrata a triste realidade da pandemia do CRACK em Fortaleza e logico uma pandemia nacional.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Cine Arte e Cidadania “O Cinema na Tela da Favela” Edição II
O projeto Cine Arte e Cidadania “O Cinema na Tela da Favela” esta em sua segunda edição e visa levar filmes de produção nacional para exibições dentro da rede municipal e estadual de ensino contemplando os alunos, logo após a exibição rola um bate-papo sobre os temas abordados pelo filme (curta ou longa metragem) e documentários.
Estamos trabalhando muito em cima dos filmes Falcão Meninos do Tráfico (produzido por MV. Bill e Celso Athayde) e Favela Rising (Afro Reggae), criamos um ambiente muito bom onde os alunos envolvem-se num rico debate e conseguimos quebrar os estereótipos e paradigmas sobre prevenção a criminalidade e os conflitos na juventude, os problemas gerados pelo consumo e trafico de drogas, principalmente o crack, os valores de educação respeito que esta se perdendo em um mundo cada vez mais individualista, entre outros temas que foram levantados e abordados pelos jovens.
Já passamos em Laguna pelas escolas Saul Ulyssea (Cabeçudas) nos dias 11 e 12, Ana Godin (Magalhães) dias 09, 16 e 17, Caic dia 19 e Fundação Bradesco dia 23, em Capivari de Baixo nas comunidades de Vila Paraíso dia 07 e Ilhotinha dia 18 e também em Imarui na escola Portinho dia 13, sendo que nas escolas as apresentações ocorrem nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Agradecemos pela recepção dos professores, direção da escola e principalmente pelos alunos que participaram ativamente das atividades enriquecendo nossos debates.
O Projeto tem patrocínio da empresa Eletrosul e sem esse apoio seria impossível estar o executando.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
LIIBRA SC 2010 movimenta mais de 5.000 pessoas e a equipe Faixa de Gaza ( Criciuma ) leva a melhor
Neste sábado e domingo (21/08 e 22/08) Florianópolis parou para prestigiar o evento LIIBRA (liga Internacional de Basquete de Rua) e o RPB (Rap Popular Brasileiro). Segundo pesquisa feita pela Policia Militar passaram pelo evento cerca de 5.000 mil pessoas.
Estes eventos acontecem anualmente em estados e cidades onde existem bases da CUFA (central única de favelas). Ambos trazem a proposta de destacar e valorizar atletas e talentos musicais de todo Brasil. A base CUFA de SC organizou de forma extraordinária as etapas LIIBRA SC e RPB proporcionando ao publico um espetáculo impar. Os amantes do Basquete de Rua assistiram a um belo espetáculo de dribles, enterradas, cestas de três pontos e disputas emocionantes. A equipe de Basquete “Faixa de Gaza” foi à campeã e a equipe “Never Play” vice-campeã as equipes estarão representando o estado de SC no dia 04/ Set.na final Nacional LIIBRA no RJ. O RPB aconteceu paralelo às disputas de basquete, com grupos de vários estilos e segmento a competição foi acirrada, fato este que proporcionou a oportunidade de conhecimento e reconhecimento de vários grupos que se apresentaram, o grupo “Somos Um” foi o vencedor e estará representando SC em Outubro na final Nacional que acontecera no CE. Mais uma prova de respeito às diversidades, estilos e segmentos o grupo vencedor é do segmento Gospel. As oficinas da Cufa SC como Grafitte, B.Boys, Skate estavam presentes e interagindo com o publico nos dois dias de evento.
Diante de tantos fatos positivos só nos resta dizer que os eventos LIIBRA e RPB etapas SC foram sucesso.
Agradecimentos aos nossos...
Parceiros
Equipe de Graffiteiros:
3C Crew, Ldrão Crew, Cocobongo Crew
Equipe de B.Boys:
Nos trinks Crew e Aliados
Equipe de Skate
FCSKT (Federação Catarinense de Skate)
Massa Viva,
Fundação Municipal de Esportes
Rede Cidadã
Postos de Gasolina Rita Maria
Casa do Pintor
Sesc (Prainha)
SUSP
Mazinho Som
Millenium Eventos
Evandro Representante XXL
Um muito Obrigado especial aos nossos familiares, amigos e a toda equipe da CUFA de Santa Catarina
domingo, 1 de agosto de 2010
Inscrições Abertas LIIBRA e RPB Festival
Estão abertas as inscrições para a Etapa Estadual da LIIBRA (Liga Internacional de Basquete de Rua) você que gosta de esporte e diversão não pode ficar de fora acessem www.liibrasc2010.com o evento acontece no centro de Florianópolis durante os dias 21 e 22 de agosto em frente ao Ticen.
O RPB Festival (Rap Popular Brasileiro) também esta com inscrições abertas acessem www.rpbfestivalcatarinense.blogspot.com o festival irá acontecer em anexo a Etapa estadual da LIIBRA.
terça-feira, 27 de julho de 2010
MAIS UMA REALIZAÇÃO DA CUFA SC...DESTA VEZ NO RESORT INTERNACIONAL COSTÃO DO SANTINHO !!!
A CUFA-SC REALIZOU NO ULTIMO SABADO (24/07 ) JUNTO A CAMPANHA CRACK NEM PENSAR UMA AÇÃO COM UM POCKET DO PROJETO A RUA ENSINA NO RESORT INTERNACIONAL COSTÃO DO SANTINHO, AS OFICINAS DE DJ, GRAFFITI, BASQUETE DE RUA E MAGICA FORAM UM SUCESSO DENTRE A COORDENAÇÃO E HOSPEDES DO RESORT QUE FOI ELEITO POR 5 VEZES CONSECUTIVAS A MELHOR EMPRESA NO SEGMENTO. O GRANDE INTUITO DA FAMILIA CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DE SANTA CATARINA ALEM DE ENTRETER E ENSINAR OS TEMAS CONDIZENTES COM A CULTURA DE RUA PARA O PUBLICO PRESENTE FOI AUMENTAR SUAS CAPTAÇÕES PARA A IMPORTANTISSIMA CAMPANHA CRACK, NEM PENSAR ATRAVÉS DO SITE www.portalsocial.org.br CUJO PRAZO DE DOAÇÃO SE ENCERRA NO DIA 31/07.
ESTAVAM PRESENTES NA ATIVIDADE O COORDENADOR GERAL DA CUFA-SC EDSON AMARAL (ED.SOUL), O COORDENADOR ESTADUAL DE ESPORTES ROBSON LUIZ DE SOUZA, BABYTON SANTOS ( PROJETOS ), ALEM DOS PARCEIROS E COLABORADORES DJ NAOMI, OS GRAFITEIROS GAUCHO ( 3C CREW ), JAPÃO ( LDRÃO CREW ), DANIEL ( MAGICO CLOSE-UP ), E OS ATLETAS PALMITO, MINI JORDAN, SLOAN E GUILHERME AKA.
POR: EDSON AMARAL (Ed Soul) Coord. Geral CUFA SC
ESTE EVENTO É UM DESAFIO PARA NÓS JA QUE HOJE ESTAMOS ATENDENDO PESSOAS QUE EM TESE JA TEM SUA ESTRUTURA DE VIDA, PELA PRIMEIRA VEZ MINISTRAMOS OFICINAS PARA QUEM É RESOLVIDO SOCIALMENTE FALANDO, E A APROXIMAÇÃO COM EMPRESARIOS E EMPRESAS COMO O RESORT COSTÃO DO SANTINHO É DE SUMA IMPORTANCIA NA ESTRUTURAÇÃO DA ENTIDADE DENTRO DE NOSSO ESTADO.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SANTA CATARINA, APOIA PROJETO CINE ARTE E CIDADANIA – O CINEMA NA TELA DA FAVELA
Nesta terça feira, 22 de junho, o Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Sr. André Luis Mendes da Silveira, recebeu em audiência os representantes da CUFA SC, Edson Amaral (Coordenador Geral), Vinicius Lauffer (Diretor Executivo), Muriel Guitel (Coordenadora de Projetos) e Leandro Fonseca (Relações Institucionais).
Na reunião foram apresentados vários projetos, entre eles o “Cine Arte Cidadania”, projeto de destaque da CUFA SC, que visa atender 20 municípios catarinenses, com exibições de películas condizentes com a realidade das áreas mais vulneráveis de Santa Catarina, sempre seguidas de debates construtivos para as pessoas que vivem em risco social. Em alguns desses debates contaremos com presenças ilustres, como a do Rapper MV Bill realizando palestras e refinando os debates e o Rapper Preto Zezé com o documentário “Selva de Pedra: Fortaleza Noiada”, sobre o crescente uso do crack nas periferias de Fortaleza-CE e do Brasil.
Após a apresentação, a SSP/SC tornou-se apoiadora do projeto e demonstrou interesse em assinar convênio com a CUFA SC para realização do mesmo.
Essa parceria é fundamental para a ampliação de outras ações, como a prevenção ao uso de drogas. Mais um grande passo para a luta.
Obs.: Queremos deixar aqui nossos sinceros comprimentos e agradecimentos ao Presidente da Câmara de Vereadores de Laguna Sr. Deyvisonn da Silva de Souza (PMDB) que agendou essa reunião entre CUFA SC e Secretaria de segurança Pública de SC
terça-feira, 1 de junho de 2010
É LANÇADO PONTO DE CULTURA: IMAGEM ATRAVÉS DAS LENTES - CUFA-SC
Nesta segunda-feira (31/05) às 19:00 horas foi lançado pela CUFA – Laguna em parceria com a UNISUL TV e Casa Familiar do Mar, o Ponto de Cultura “Imagem Através das Lentes”, projeto de audiovisual, patrocinado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal e Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Cultura.
Estiveram presentes no lançamento o Secretario de Assistência Social - Fábio Kfouri de Laguna, a Presidente da Fundação Lagunense de Cultura Janice dos Reis, a Presidente do CMDCA de Laguna Maria da Graça “Gracinha”, a Gerente de Responsabilidade Social da Eletrobrás/Eletrosul - Denise Basílio, o Vereador Ronaldo Siqueira Kfouri de Laguna, o Presidente da Fundação Hermon – Júlio “Coxa”, o Diretor da Casa Familiar do Mar – Luiz Ricardo do Nascimento, o Diretor do Sindpesca – Gilberto da Silva, a Diretora de Educação de Imbituba – Adriana Miguel, a Diretora de Cultura de Imbituba – Maria Aparecida, a Secretaria de Educação de Garopaba –Maria Nadir de Araújo Souza, o Diretor de Cultura – Wagner Nascimento de Garopaba e o Professor e Diretor Ildo Silva UNISUL TV.
Este projeto visa instruir jovens de 14 a 26 anos, com oficinas de audiovisual como: fotografia, filmagem, criação de roteiro, edição de áudio e vídeo, legislação básica (direito autoral, direito de imagem...). Tornando-se mais uma forte ferramenta na luta contra a ociosidade que atinge nossos jovens. Dando aos mesmos oportunidade de estarem mais aptos para atuar no mercado de trabalho.
O projeto terá inicialmente duração de 3 anos, em que a base da CUFA-Laguna SC trabalhará com 75 jovens dos municípios de Laguna e Imbituba, com turmas de 25 alunos por ano.
“... o jornalismo para a comunidade é como uma lente, se tirar o óculos não enxergamos nada. Quando colocamos o óculos volta a definição das coisas... O que vamos fazer aqui é emprestar um óculos para os jovens selecionados mostrem para a comunidade e para fora dela o que a comunidade tem, o que é. Vamos fornecer lentes para que este grupo leve para fora essas imagens.” – Professor e Diretor Ildo Silva Unisul TV.
No mesmo evento ocorreu o pré-lançamento da 2ª edição do projeto Cine Arte e Cidadania – O Cinema na Tela da Favela, que este ano irá atender a oito municípios da região sul do estado e esta se expandindo também para São José, o projeto foi indicado pela Eletrosul para concorrer ao Prêmio ADVB 2010 – Responsabilidade Social.
“No edital de 2010, a CUFA concorreu com 445 projetos de 4 estados e 52 instituições foram contempladas e a CUFA está entre elas... Nessa política de responsabilidade da Eletrosul o foco está na educação, a educação para a cidadania. Nós creditamos que a partir da educação nós vamos superar todas as dificuldades que a sociedade hoje enfrenta.” – Denise Basílio Gerente de Responsabilidade Social Eletrobas/Eletrosul.
domingo, 23 de maio de 2010
LISTA DOS PRÉ-SELECIONADOS
ATENÇÃO: OS PRÉ-SELECIONADOS DEVERÃO DIRIGIR-SE AO ESCRITÓRIO DA CUFA (Rua: Mauro Camilo, 50 sala 07 - Bairro Progresso) NOS DIAS 25 E 26 DE MAIO (NESTA TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA) DAS 13:00 ÀS 17:00. É INDISPENSÁVEL FOTOCÓPIAS DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:
CPF, RG, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
MENORES DE 18 ANOS DEVERÃO ESTAR ACOMPANHADO DOS PAIS OU RESPONSÁVEL.
FIQUE ATENTO:
CASO OCORRA ALGUMA DESISTÊNCIA SERÁ PUBLICADA A LISTA DE NOVOS CONTEMPLADOS NO DIA 27DE MAIO – QUINTA-FEIRA.
PRÉ-SELECIONADOS:
Agamenon Oliveira Leandro
Ana Clara padilia Perreira
Ana Claudia Pacheco Matias
André Roberto da Silva Machado
Barbara Espindola Honorato
Bruna espindola honorato
Caroline Santilino
Debora da Silva Rosa
Diego de Sousa
Douglas Pires
Everton Couto Bondeu
Fabiano Ferreira Ramos
Felipe Rodrigues Facarias
Leonardo Martins
Leticia da Silva Rodrigues
Max Carvalho João
Patricia Fernandes Oliveira
Patrick Jeremias dos Santos
Pricila da Costa
Pricila Emilia F.
Rodrigo Lauffer
Romário Pessoa Madeira
Stephanie Gaver Guedes
Thiago Sebastião Laurindo
Vinicius Reinol Morais
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Inscrições encerradas
Nesta sexta-feira dia 21 de maio as 17hs foram encerradas as inscrições do projeto Ponto de Cultura "Imagem Através das Lentes" Superando nossas expectativas inscreveram-se mais de 100 pessoas que disputaram 20 vagas para as aulas de audiovisual. A publicação dos selecionados será divulgada neste blog na próxima segunda-feira dia 24 de maio de 2010, as aulas iniciam no dia 04 de junho de 2010. acompanhem...
convite
terça-feira, 18 de maio de 2010
CUFA/SC REUNE COM ACIJESC – Associação dos Comissários da Infância e Juventude do Estado de Santa Catarina
A CUFA/SC foi convidada a participar neste sábado dia 15/05 da posse da nova diretoria da (ACIJESC – Associação dos Comissários da Infância e Juventude do Estado de Santa Catarina) e para tratar de parceria entre os comissários da infância e juventude das comarcas catarinenses e a CUFA, neste sentido foi aprovado por ato unânime entre todos (os comissários) assumiram de forma legal e institucional este trabalho em conjunto com a CUFA. Na ocasião a CUFA/SC apresentou seus projetos em desenvolvimento pelo estado.
Próximo passo: ficou acertado que a CUFA/SC em conjunto com a (ACIJESC – Associação dos Comissários da Infância e Juventude do Estado de Santa Catarina) elaborarão um termo de parceria onde estará implícito as atribuições das entidades e a forma que será estabelecido este convênio.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Rodrigo Felha e a polícia que não queremos
Rodrigo Felha ao lado de sua namorada e MV Bill, logo após registrar ocorrência.
por Celso Athayde
A relação entre policia e a comunidade em todo o Brasil, em particular a juventude no estado do Rio de Janeiro, carrega um histórico complexo, onde a tensão, a desconfiança e a relação contraditória entre necessidade e medo, permeiam a coexistência de ambos.
Está impregnado no imaginário das forcas de segurança pública do país, a idéia de inimigo interno, oriundo dos tempos da ditadura militar, bem como na própria sociedade, que clama por mais policia como sinônimo de mais segurança, e as favelas nesse contexto são culpadas por antecedência até que se prove o contrário.
Essa construção histórica tem um perfil definido do elemento suspeito, ou seja: jovem negro, mulato, de comunidade. Logo, O estereótipo do “marginal padrão”, também incorporado pelo senso comum da sociedade brasileira. Vale lembrar, que o próprio rapper MV BILL, mesmo depois da visibilidade nacional e internacional já passou por constrangimentos idênticos, sofrendo violência psicológica e moral sendo ofendido por policiais que faziam uma ronda de rotina, sendo agredido com termos como “macaco” por conta da cor de sua pele. (Leia matéria de 2001)
Como essa abordagem faz parte de um processo cultural enraizado nas forcas de segurança (apesar da alegação de que isso é um fato isolado) sempre vem a tona. Logo, ele se torna uma constante, já que a atitude pessoal do policia se recai sobre a instituição responsável pela orientação, recrutamento e formando esse que teoricamente seria o guardião da vida e dos direitos, não o promotor do desrespeito aos direitos civis e o abuso de autoridade.
Ontem o jovem Rodrigo Felha, também morador da Cidade de Deus, membro da CUFA, cineasta e representante dessa instituição no filme 5xFAVELA, que atualmente está no Festival de Cannes, passou por constrangimento semelhante ao sofrido por MV Bill, neste sábado (15/05/10), Felha foi humilhado, ultrajado e ainda coagido a não prestar queixa sobre o fato ocorrido.
Diante da impotência e o receio de represália, Rodrigo Felha ligou para o rapper MV BILL para solicitar apoio, que de imediato acompanhou Felha até o Distrito Policial, onde a queixa foi devidamente registrada.
Quero aqui fazer um destaque, essa não é a polícia que queremos, como também não acreditamos que isso seja orientação do Governador Sergio Cabral ou do Comandante da PM, ao mesmo tempo queremos sair do caminho comum da simples denúncia e punição do policial autor dessa arbitrariedade, pois, para nós da Cufa, isso seria muito fácil, no entanto seria como enxugar um chão molhado e deixar a torneira aberta, pois a cultura dominante autoritária que carrega o estereótipo das favelas e seus habitantes como humanos (sem direitos) permaneceria, mesmo com o policial punido.
Para quem não sabe o Felha é o jovem que filmou o documentário Falcão – Meninos do Tráfico, que parou o Brasil em 2006, onde significativamente através da sua lente pautou os temas: criminalidade, juventude e violência para o país. Por coincidência estou em Brasília discutindo e elaborando o projeto “ Os Invisíveis” que trabalhará com jovens atualmente só enxergados pelo poder público em ações policiais repressivas.
Retorno ainda hoje de Brasília e pedirei uma audiência com o Governador Sergio Cabral, para deixar claro que esse fato não pode colocar em “xeque” o projeto das Unidades de Policia Pacificadoras, mas por outro lado mostra que alguns pontos precisam ser revistos.
E como sugestão, iremos propor ao governo do estado uma parceria com a CUFA, onde a última fase de treinamento e qualificação desses policiais, seja feita em parceria com instituições das favelas onde esses profissionais irão atuar.
Pois é fundamental que os policiais conheçam cada palmo desse território, porém, tão importante quanto conhecer, é reconhecer os sentimentos das pessoas que habitam esse território.
Em tempo: Acabo de entrar em contato com Felha que esta no aeroporto a caminho do Festival de Cannes e o mesmo concordou com a criação de um projeto, e ainda sugeriu que a coordenação seja feita por ele e pelo policial em questão.
domingo, 9 de maio de 2010
IMAGEM ATRAVÉS DAS LENTES
A CUFA Laguna/SC, através do projeto PONTOS de CULTURA esta oferecendo vagas gratuitas para ingressar no projeto Imagem Através das Lentes. O projeto tem duração de 03 anos e ira atender a 03 turmas cada uma num período de 12 meses, oferecendo oficinas de audiovisual para jovens de 14 a 26 anos. A idéia é levar conhecimento para os jovens em vulnerabilidade social gerando oportunidades, promover integração e preparo para o mercado de trabalho.
Inscrições abertas entre os dias 17 á 21/05 das 13:00 as 17:00 no escritório da CUFA - Rua Mauro Camilo nº50 sala 07 em frente ao Comendador Rocha. Vagas limitadas.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Tour HGT 2010 passou por SC
Nesta terça e quarta feira, nas cidades de Joinville e Blumenau, a CUFA esteve presente nas apresentações da turnê 2010 dos Harlem Globetrotters fazendo a abertura do evento com apresentações de break e basquete de rua, com um jogo de exibição entre os atletas da CUFA, encerrando sua participação com uma demonstração de enterradas do nossa atleta Ruan Moraes, o “Palmito” – vice campeão de interradas da LIIBRA. Aproveitando é claro a presença dos finalistas do concurso “Globetrotters Brasileiro” – Eduardo Lipinski, o Dudi (atleta de Joinville) e Leandro Garcia, o Mini Jordan, ambos foram chamados ao centro da quadra para uma exibição free-style de basquete de rua.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Já nas lojas o novo CD do Mv Bill
Já nas lojas o novo CD do Mv Bill
Álbum: Causa e Efeito
Ano: 2010
Selo: Chapa Preta
Direção Artística: MV Bill
O rapper, escritor e cineasta MV Bill lança o seu quarto CD intitulado “Causa e Efeito“. O disco foi gravado no Rio de Janeiro e o próprio MV Bill assina a direção artística. O novo álbum contou com a colaboração de diversos produtores do Brasil, entre eles o DJ KLJ dos Racionais MC’s, e do exterior, o coletivo alemão Kingstrumentals.
O single lançado no ano passado foi com a música “O Bonde não para” que teve seu videoclipe dirigido e roteirizado por MV Bill. Lançado e premiado na MTV Brasil, foi amplamente exibido no canal e em emissoras regionais. Pioneiro, foi o primeiro videoclipe de Rap Nacional a ocupar o primeiro lugar no MTV OVERDRIVE.
O disco “Causa e Efeito” conta com participações especiais de Chuck D. (líder do grupo de Rap americano Public Enemy) na música “Transformação“, que tem arranjos de violinos de DJ Luciano. A faixa “Cidadão Refém” trás a participação de Chorão (Charlie Brown Jr.). Assim como em trabalhos anteriores, MV Bill divide grande parte dos vocais com sua irmã KMILA CDD, e nesta forma inédita, apresenta uma faixa exclusiva com ela nos vocais intitulada “Kmila CDD “.
Junto com o disco, chega também ao grande público o vídeo da música “Corrente“. O clipe filmado em Porto Alegre, com direção de Gustavo Tissot, é uma parceria entre Chapa Preta (produtora de MV Bill) e Margarida Prod.
Acesse a rede oficial:
Site oficial: www.mvbill.com.br
YouTube: www.youtube.com/mvbillcdd
Myspace: www.myspace.com/mvbill
Blog Pessoal: www.mvbill.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/mvbill
Premiações
Prêmio da Unicef (Desenvolvimento social junto à Juventude);
Prêmio Unesco (10 pessoas mais militantes do mundo) Fórum Mundial de Cultura em Barcelona;
Prêmio de “Melhor Documentário do Ano”, Rei da Espanha, das mãos do Rei Juan Carlos;
Prêmio Nick 2009 – Comunicação Jovem;
Prêmio America Green – Desenvolvimento Sustentável;
Prêmio VMB – categoria Rap (MTV) 2009;
Campanha Coca-Cola Verão 2010 “Abra a Felicidade que vem ai”;
Prêmio Arcos Íris 2010 – Combate a Homofobia; Categoria: “Atitude”;
Prêmio Hutuz 10 anos – 4 categorias.
sábado, 17 de abril de 2010
TURNÊ HARLEM GLOBETROTTERS 2010
Mostrando muita habilidade e alegria, o time mais popular de basquete do mundo tem emocionado e divertido platéias por onde passa. O Harlem Globetrotters, se apresenta mais uma vez em Santa Catarina nos próximos dias 27 e 28 em Joinville e
Blumenau respectivamente.
A CUFA-SC, parceira do Harlem Globetrotters, abre o evento nos dois municípios com apresentações da Seleção de Basquete de Rua CUFA-SC, formada por atletas de Florianópolis, Joinville e Blumenau, esta será uma prévia do que veremos na etapa estadual da Liga Internacional de Basquete de Rua, a LIIBRA, que ocorrerá entre os dias 12 de junho e 31 de julho, nos municípios de Blumenau, Joinville, Laguna e Florianópolis e a final ocorrerá no dia 1º de agosto, na capital.
As apresentações do Harlem Globetrotters e da Seleção de Basquete de Rua CUFA-SC não seriam um verdadeiro show sem música, contamos com a presença de DJ Magreem (DJ oficial CUFA-SC/LIIBRA), que promete agitar as arenas.
Dia 27 de abril, em Joinville, a partir
das 20h, no Centreventos Cau Hansen.
Dia 28 de abril, em Blumenau, a partir
das 20h, no Ginásio Galegão