sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Documentário “Falcão Meninos do Tráfico” promove reflexões nas escolas





Como a sala de cinema fica fora do alcance de muitas crianças, adolescentes e até mesmo adultos, criamos um projeto para trazer a cultura cinematográfica para as localidades em que esta ação nunca chega. Que é o “Cine Arte e Cidadania – o cinema na tela da favela”, promovido pela Central Única das Favelas de Laguna (CUFA), que conta com o patrocínio da Eletrobrás/Eletrosul e está sendo desenvolvido nas escolas da rede pública estadual e municipal e em comunidades em geral.

Segundo o diretor executivo da CUFA de Santa Catarina Vinícius Lauffer, o projeto tem o objetivo de promover uma programação capaz de proporcionar a tela do cinema como uma ferramenta a favor de discussões sociais e educação cidadã. “Pretendemos promover através das palestras uma maior visibilidade das reflexões abordadas pelos filmes realizados pelas periferias”, ressalta.

Desde o mês de julho, diversas escolas da região estão conseguindo presenciar a exibição de documentários, curtas e filmes feitos nacionalmente. Os mesmos retratam assuntos relativos ao dia a dia de muitas pessoas que vivem na periferia.

O ambiente hostil apresentado através do documentário “Falcão Meninos do Tráfico”, produzido pelo rapper MV Bill, pelo seu empresário Celso Athayde e pelo Centro de Audiovisual da Central Única das Favelas, fez com que os alunos das escolas EEMAL de Laguna (13,15 e 16set) e Dom Anselmo Pietrulla Educação Básica Municipal Capivari de Baixo (21set) fixassem os olhares a cada cena que era apresentada.

Logo após a exibição do documentário que retrata a vida de jovens das favelas brasileiras, foi aberto um espaço para discussões e reflexões. A idéia deste projeto também é ouvir o que os alunos têm a falar sobre esta realidade e não apenas mostrar que existe.

Para a professora Jucélia Regina Lúcio, o documentário “Falcão Meninos do Tráfico” traz uma mensagem muito importante. “Ele mostra a realidade. O que não fazer. Além disso, ensina aos alunos que o mundo do tráfico é uma ilusão. Mostrando que devemos sempre pensar em ter um futuro melhor”, ressalta.

De acordo com a aluna Eduarda Fermino Neto, 11 anos, os jovens acabam se iludindo com o mundo das drogas. Eles acham que tudo é perfeito. “No meu ponto de vista, todas as pessoas que estão no mundo do tráfico devem largar esse vício e passar a viver uma vida melhor”, frisa.

Diante dessas palavras citadas acima, pode-se perceber que este projeto que está sendo desenvolvido pela CUFA é uma ótima ação para que os jovens da nossa região recebam momentos de lazer, cultura e, principalmente, educação com cidadania.

Nenhum comentário: