quinta-feira, 9 de julho de 2009

Cerimônia de lançamento do Projeto Viradão Esportivo, mais uma iniciativa da CUFA, é realizada na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro.








Representantes dos governos municipal e estadual, atletas, comunidade e instituições como Rede Globo e Petrobras se uniram à Central Única das Favelas para divulgar o lançamento do projeto Viradão Esportivo 2009. A abertura do evento ocorreu às 10h do dia 9 de julho de 2009, na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro, cidade sede do projeto.
O Viradão Esportivo é um projeto nacional que objetiva mobilizar e movimentar todo o território brasileiro numa grande maratona esportiva, com duração de 32 horas ininterruptas de várias modalidades.
Com o apoio de parceiros como Rede Globo, Sportv, Unesco, Ministério do Esporte, Ministério da Justiça, Prefeituras Municipais e Governos Estaduais, a Central Única das Favelas inicia mais uma atividade cuja proposta é propagar e incentivar a prática esportiva por todo o país. Assim, contribuindo e incentivando o exercício da cidadania e das práticas esportivas entre crianças, jovens e adultos.
A cerimônia foi conduzida pela cantora Nega Gizza, que abriu a festa agradecendo o apoio aos amigos da Vila Olímpica da Mangueira, espaço carioca símbolo da interação social através do esporte. Em seguida, saudou os parceiros: o rapper MV Bill; o filho do governador Sérgio Cabral, Marco Antônio Cabral; o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias; o representante do prefeito de Duque de Caxias, Samuel Maia, secretário do Meio Ambiente; diretor de planejamento de projetos sociais da Rede Globo, Albert Alcouloumbre; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Chiquinho da Mangueira; a secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali; a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes; a secretária estadual de Educação, Teresa Porto; Claudia La Penda e Aline Dias da Petrobras; o músico Ivo Meirelles e o secretário de governo de Nova Iguaçu, Zaqueu Teixeira.

Atletas de diversos esportes participaram do evento e conferiram de perto um pouquinho do que será o Viradão Esportivo. Estiveram presentes, Tande, Benjamin e Denise Mattioli do vôlei; Leila, Adriana e Jaqueline do vôlei de praia; Diego e Daniele Hipólito da ginástica olímpica; o técnico de basquete do Flamengo, Paulo Sampaio; Robson Caetano, atleta e Júnior Negão do futebol de praia.

Para a abertura da cerimônia, Nega Gizza chamou ao palco a Orquestra de Violinos do Centro Cultural Cartola Petrobras, composta por crianças do Morro da Mangueira, que apresentou o hino nacional e emocionou os presentes.

A seguir, foi convidado ao palco o músico, cineasta e ativista social MV Bill, um dos fundadores da Central Única das Favelas, que agradeceu o apoio dos parceiros e falou sobre a importância desse momento para a instituição. E acrescentou:
“Quando a gente olha pra uma modalidade esportiva, a gente não enxerga só a modalidade, a gente enxerga tudo, essa responsabilidade social integrando a todos”.

“A CGCOM fará o possível para apoiar essa integração, e a Rede Globo acredita nessa inclusão social, e estará sempre presente e apoiando esses eventos.“
Em seguida, Albert pediu atenção para a apresentação de um vídeo sobre momentos esportivos em que a Rede Globo esteve presente durante esses anos e que mostra um pouco da emoção que se pretende alcançar com esse evento.
A secretária Teresa Porto disse “esse sentimento de união é que dá esperança para gente fazer o trabalho que é preciso fazer. É a primeira vez que experimentamos isso no Rio de Janeiro, a galera do estado, do município, da comunidade e das empresas trabalhando juntos. A gente só vai afinar e ocupar a cidade com projetos bacanas.”

Logo em seguida, a secretária Adriana Rattes completou, “eu tenho muita honra de estar aqui novamente nessa parceria. Há muito tempo sou considerada amiga e parceira da CUFA e é um prazer ser considerada assim. E o que pudermos colocar de cultura e arte no viradão esportivo, nós faremos.”

“Estou muito feliz em estar aqui novamente com estes parceiros. O Rio não precisa estar nas páginas policiais, o que nós queremos é mostrar nossa diversidade cultural. No viradão da cultura que fizemos agora em junho, tínhamos a ideia de mostrar ao mundo que o Rio consegue viver em paz em praça pública, harmoniosamente, que não há diferença entre favela e asfalto.” Discursou a secretária Jandira Feghali.

Chiquinho da Mangueira concluiu, “o esporte é a maior ferramenta de inclusão social que existe no mundo, e é com essa ideia que nós, juntos com a CUFA e parceiros, criamos este grande momento do Viradão do Esporte, que sai do Rio de Janeiro e vai para todo o Brasil”

O prefeito de Nova Iguaçu confessou que a baixada fluminense ficou com “dor de cotovelo” por causa do Viradão Cultural, mas garantiu que no Viradão Esportivo toda a baixada estará presente.

Representando Sergio Cabral, o filho do governador afirmou que não havia melhor lugar na nossa cidade para o lançamento do projeto do que na comunidade da Mangueira.

Samuel Maia, representando o prefeito de Caxias, declarou que Zito é parceiro de todas as iniciativas que venham agregar os jovens ao esporte.
Durante o evento foi apresentado o site oficial do Viradão Esportivo (www.viradaoesportivo.com.br) e o tema escolhido para 2009 que é a família.
Representando o esporte em família, Daniele e Diego Hipólito foram homenageados como Embaixadores do Esporte do Viradão 2009. “Estou muito honrado em representar nossa família. Estamos hoje aqui para mostrar como o esporte mudou nossa vida, nos incluindo socialmente e com muita educação e disciplina.” disse Diego.

Encerrando a cerimônia, pausa para duas fotos históricas e, em seguida, a participação da escola do grupo do mestre Robson para crianças especiais.

A abertura oficial do Viradão Esportivo terá início simultâneo em vários municípios brasileiros a partir das 10h do dia 26 de setembro de 2009, com atividades até às 18h do dia 27. Para assistir ou participar das 32 horas seguidas de atividades esportivas, basta acessar a página www.viradaoesportivo.com.br e ficar por dentro de tudo que irá rolar.

Nenhum comentário: