domingo, 27 de fevereiro de 2011

CUFA SC articula visita de MV Bill ao morro 25 em Florianópolis

A frente da articulação da ilustre visita ao morro estava o coordenador catarinense da CUFA, Edson Amaral.


Entre os compromissos do cantor MV Bill em sua estadia em Florianópolis estava a visita ao morro do 25, que aconteceu nessa quinta-feira. Foi um momento muito especial onde a cena ficou marcada pela consciência de inclusão social do artista pois, ao mesmo tempo que atinge o publico das badaladas casas noturnas de Santa Catarina, também sobe os morros indo até muitos fãs que não frequentam tais locais. A mobilização foi geral, todos diziam " O Bill ta no morro" e a noticia se espalhava movimentando desde os mais velhos até os mais novos. Depois de caminhar pelas ruas o cantor fez uma parada no Jaison Bar onde seguiu dando muitos autógrafos, tirou muitas fotos e encantou a todos com sua atenção, simplicidade e simpatia. Os moradores além da presença de Bill na comunidade, ganharam cds e camisetas.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nova presidência da CUFA é empossada!

Preto Zezé do Ceará e Karina Santiago do Mato Grosso são os novos presidentes, configurando a descentralização do poder, uma das prerrogativas defendidas pela entidade.


A posse da nova presidência da CUFA Brasil foi realizada no Teatro José Alencar, na cidade de Fortaleza (CE), no último dia 16, foi um momento especial, onde as caras do poder eram as caras do amor, transformando em carisma tudo que é estigma. MV Bill e Nega Gizza passaram os cargos de presidência e vice-presidência, a Preto Zezé e Karina Santiago. Como manda a tradição, o símbolo da CUFA, o pássaro Anu, confeccionado em madeira, foi levado até os presidentes pelas mãos de representantes de cada um dos 27 estados, simbolizando a força, união e o desejo de prosperidade aos novos representantes da CUFA BRASIL.



Os temas abordados pelo Mv Bill e Nega Gizza, em seus discursos, perpassaram pela importância do trabalho social para a sociedade e também a cerca da descentralização do poder, algo defendido e praticado pela entidade em todas as esferas, seja ela pública, privada e principalmente social.

Como representante da prefeita de Fortaleza estava o coordenador de articulação política, Srº Waldemir Catanho, que cumprimentou Preto Zezé e Karina Santiago.O diretor de Comunicação da Rede Globo, Luiz Erlanger também participou da cerimônia de posse e garantiu a parceria entre a emissora e a CUFA. Em sua fala ressaltou ser um dos maiores fãs da instituição. Segundo ele, “a CUFA é um movimento social extraordinário”.


A cerimônia foi carregada de grandes emoções e momentos inesquecíveis, dois convidados contribuíram para esse andamento: Mano Brow e Raimundo Fagner, duas jóias da música brasileira. Eles subiram ao palco e cumprimentaram os empossados, além de falar da importância deste novo momento na CUFA.


Os temas abordados pelo Mv Bill e Nega Gizza, em seus discursos, perpassaram pela importância do trabalho social para a sociedade e também a cerca da descentralização do poder, algo defendido e praticado pela entidade em todas as esferas, seja ela pública, privada e principalmente social.

É A CUFA MAIS UMA VEZ MOSTRANDO CARA , TRAFICANDO INFORMAÇÃO E CELEBRANDO ESSA UNIÃO!!!

JUNTOS E MISTURADOS TODAVIDA!!!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Nike parceria com a Central Única das Favelas



Acabamos de celebrar no Rio de Janeiro a extensão da nossa parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), em Madureira (RJ), no programa de inclusão social por meio da prática esportiva.

Na cerimônia, distribuimos materiais esportivos e anunciamos nosso projeto de uma linha de roupas que será criada exclusivamente para dar suporte ao projeto. A renda com as vendas será revertida para a Cufa.

“A Cufa já é nossa parceira há anos e conseguimos ampliar esse apoio. É muito importante essa ajuda às comunidades, principalmente por se localizar em uma das cidades-sede da Copa de 2014. Deixaremos um legado”, avaliou João Chueri, Gerente de Marketing no Rio de Janeiro.

“Estamos entregando aos frequentadores das aulas de futebol aqui na Cufa os melhores materiais. Os professores aqui vão contribuir com a prática do esporte e com ensinamentos de boa conduta também”, completou.

O estudante Gabriel dos Santos Jacinto, de 17 anos, é morador do Parque Proletário do Brotão, em Chatuba, e chamou vários amigos para frequentarem a Cufa. “É melhor jogarmos aqui, porque confio nas pessoas deste lugar. Na rua, às vezes, têm gente que não é boa companhia”, contou Jacinto.

Ianca Simplício da Silva, de 14 anos, também elogia o projeto e sonha alto. “Aqui me ensinam sobre disciplina e mais. Gostei muito de ter recebido todas essas coisas da Nike, é muito importante pra nós. Quero ser uma jogadora de futebol no futuro e gosto do Philippe Coutinho, porque ele joga bem entre os mais velhos”.

As aulas na Cufa contam atualmente com 50 jovens entre 13 e 18 anos e devem aumentar consideravelmente depois do feriado do Carnaval. Além do apoio à Cufa, recentemente contribuímos com o lançamento do Legado da Homeless World Cup e com a realização dotorneio mundial, nas areias de Copacabana.

Fonte: Site da Nike

www.inside.nike.com/blogs/nikefootball-pt_BR/2011/02/16/nossa-parceria-com-a-central-nica-das-favelas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Preto presidente



Amanhã, às 10 horas, a antiga presidência da Central Única das Favelas (Cufa) passa a bola de sua direção nacional para a representação do Ceará. O rapper Preto Zezé recebe a faixa das mãos do rapper carioca MV Bill no palco do Theatro José de Alencar.

Quando criada, há 13 anos, a Central Única das Favelas (Cufa) reunia um grupo de jovens, de várias favelas do Rio de Janeiro, que buscavam espaço para expressar suas ideias, questionamentos e atitudes. Embora tivesse o hip hop como principal forma de expressão, o movimento decidiu ampliar os horizontes e lançar ações para as esferas políticas, sociais, esportivas e culturais do País. Em 2011, com sede em todas as capitais brasileiras, a Cufa passa por uma de suas principais mudanças.

Amanhã, a instituição põe em prática dois de seus ideais de base: democratizar e descentralizar o poder. Em cerimônia no Theatro José de Alencar, às 10 horas, os cariocas MV Bill e Nega Gizza, até então presidente e vice-presidente nacional da Cufa, passam as faixas para Preto Zezé e Karina Santiago, coordenadores gerais das Cufas Ceará e Mato Grosso. Já estão confirmadas as presenças do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do Diretor de Comunicação da TV Globo, Luiz Horta Barbosa Erlanger, e da Diretora de Comunicação da UFRJ, Ivana Bentes.

“A Cufa é muito democrática e é um modelo do que eu gostaria que fosse mudado no País. A alternância de poder é sempre muito saudável”, defende o rapper MV Bill, que foi premiado pela Unesco, em 2004, como uma das dez pessoas mais militantes da década. Após 13 anos com a mesma direção, os escritórios estaduais decidiram mudar. “Esses nomes (Preto Zezé e Karina Santiago) surgiram de forma muito natural. O Zezé é um dos caras mais inteligentes e articulados que conheço e essa decisão ajuda a quebrar essa coisa do eixo Rio-São Paulo. Uma das coisas mais interessantes da Cufa é fazer com que o protagonismo seja a nossa marca”, define MV Bill.

Projetos na pauta

Muito além do hip hop. É assim que Preto Zezé avalia o trabalho realizado pela Cufa no Ceará, criada oficialmente em 2005. Ele avalia que o movimento deixou de ser pautado pelas políticas públicas para sugerir e motivar a criação de novos projetos e ações no governo local. “Nos últimos seis anos de governo, tivemos uma série de avanços. Agora precisamos ampliar os direitos já conquistados e aumentar o diálogo e a organização do povo. O legal é que ações pequenas da Cufa possam inspirar a política pública maior. É a nossa contribuição enquanto movimento social”, destaca Preto Zezé.

Para Karina Santiago, representante da Cufa Mato Grosso, mudar e valorizar outros atores sociais é a proposta. “É muito simbólica essa questão do Zezé ser do Nordeste e eu do Centro Oeste, locais que geralmente ficam fora do eixo. E a instituição escolhendo esses dois nomes e essas duas regiões, aponta esse processo de descentralização do poder. Acho que será uma boa dupla”, anseia Karina Santiago.

Os próximos projetos da Cufa visam a criação de um programa de televisão local e a estruturação da sede na Comunidade das Quadras, onde surgiu a Cufa Ceará. “Estamos estruturando algumas bases porque temos muitas ações nas comunidades. Queremos agora criar alguns núcleos com prédio, computador, Internet para que esses jovens cuidem do nosso próprio investimento. Queremos ser coadjuvantes da nossa própria história”, decide Preto Zezé.


SERVIÇO

FESTIVAL SOMLIDÁRIO

Shows de MV Bill, Transacionais, DJ Guga de Castro, DJ Doido, Comunidade da Rima, Andread Jo e Grovytown

Quando: Hoje (15), às 19h

Local: Ginásio Paulo Sarasate

Ingresso: Doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza , lençóis, toalhas, colchões e água mineral para as vítimas das enchentes de Fortaleza.

Outras info: 3067 8024 / 3066 2329

POSSE DA NOVA PRESIDÊNCIA DA CUFA

Quando: Amanhã (16), às 10h

Onde: Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar, s/n - Centro)

Outras info: 3067 8024

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Francisco José Pereira de Lima, 34, o Preto Zezé é produtor cultural, educador, membro do Conselho Nacional de Juventude, idealizador dos projetos Se Liga: o Som do Hip-Hop (pela Universitária FM 107.9 junto ao grupo Comunidade da Rima desde 1999) e Ronda Cultural. É ainda autor do documentário Selva de Pedra - a Fortaleza Noiada.


Saiba mais em:

www.possezezekarina.blogspot.com

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cultura, música e lazer na praia do Mar Grosso





A praça do Vila na praia do Mar Grosso está sendo palco do projeto Sesc Cultura entre os dias 8 e 15, com recreação, música, dança, literatura, jogos educativos, teatro, cinema e exposição.

A jornada de arte e cultura terá também troca-troca de livros, uma oficina de desenho e conta com uma unidade do Sesc móvel.

No domingo dia 13 a CUFA foi convidada para realizar uma intervenção cultural com apresentação de dança e musica o Break ficou por conta dos B.boys do grupo Black Moon e show com o grupo de Rap Elemento Suspeito que esse ano completa onze (11) anos de correria.

As apresentações contagiaram o publico que com o passar do tempo ia aumentando, o publico local cantava junto musica a musica.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

E o Anú Preto Vai para...





É com muito orguho que venho compartilhar os super ganhadores do prêmio ANÚ PRETO :

* O Espetáculo da Urucubaca da Trupe de Teatro do Afro Reggae do Rio.

* Programa Um Milhão de Cisternas do movimento de Organização Comunitária da Bahia.

Após concorrerem com mais de 25 inicitativas em votação popular pelo site do prêmio , os estados Rio de Janeiro e bahia faturaram o troféo.

Depoimentos:

E uma grande emoção para nos. Agradecemos à CUFA, a todos que votaram e acreditaram na nossa galera. Agradecemos também a quem acreditou e fez nosso sonho se tornar realidade.”, disse o representante do Afro Reggae.

"Parabéns a todas as instituições que concorreram e fizeram essa noite entrar para a história Social do Brasil", finalizou a representante do estado da Bahia.

SEGUEM OS NOMES DAS INSTITUIÇÕES E PROJETOS VENCEDORES, COM OS NOMES DOS SEUS REPRESENTANTES:

Representante da instituição vencedora do Amazonas - Associação Serviços e Cooperação com o Povo Yanomami.Projeto: Projeto de Educação e Formação da Secoya : Sílvio Canuscens.

Representante da instituição vencedora do Amapá – Instituição: Centro de Solidariedade João Paulo II. Projeto: Reforço Escolar - Edilena Souza dos Santos

Representante da instituição vencedora de Alagoas - Instituição: Projeto Erê.Projeto: Espaço Arteiro – Maria das Graças Souza dos Santos

Representante da instituição vencedora do Acre - Instituição: Cantinho do Zito.Projeto: Horta do Zito – Maria Aparecida da Silva

Representante da instituição vencedora do DF - Instituição: Instituto Batucar.Projeto: Batucadeiros – Ricardo Santos de Amorim

Representante da instituição vencedora do Ceará - Instituição: Pirambu Digital.Projeto: Projeto Bila – Josilda Ribeiro dos Santos

Representante da instituição vencedora da Bahia Nome do Projeto: Programa Um Milhão de Cisternas – P1MC.Instituição: Movimento de Organização Comunitária- MOC- Kamilla da Silva Santos

Representante da instituição vencedora do Mato Grosso do Sul - Instituição: Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura.Projeto: Tecelagem Indígena June Amaral Torres Oliveira

Representante da instituição vencedora do Mato Grosso - Instituição: Instituto Cultural Flauta Mágica.Projeto: Ballet Flauta MágicaGilberto Mendes da Silva

Representante da instituição vencedora do Maranhão - Instituição: Centro de Cultura Negra do Maranhão - CCN/MA.Projeto: Projeto Sonho dos Erês – Ligia Santos Ferreira

Representante da instituição vencedora de Goiás - Instituição: Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos.Projeto: Erradicação do Trabalho Infantil – Suelma Vieira da silva

Representante da instituição vencedora do Paraná - Instituição: Grupo de Mulheres do Conjunto Rosa Luppi.Projeto: Produção de Materiais de Limpeza Caseiros Clarisse Rossine

Representante a instituição vencedora da Paraíba - Instituição: Centro de Educação Popular e Formação Social - CEPFS.Projeto: Recursos Hídricos - Acesso e Manejo Sustentável José Dias Campos

Representante da instituição vencedora do Pará - Instituição: Centro Artístico Belém, Amazonas/Rádio Margarida.Projeto: Novas Práticas EducativasCarmem Chaves de Lima

Representante da instituição vencedora de MG - Entidade: Grupo Vhiver.Projeto: Pode CrêPedro Henrique Siqueira Pereira

Representante da instituição vencedora do RJ – Instituição: Trupe de Teatro do AfroReggae. Projeto: Espetáculo UrucubacaJohane Hidelfonso

Representante da instituição vencedora do Rio Grande do Norte - Instituição: Casa do Bem.Projeto: Alfabetização de Idosos Flavio Rezende

Representante da instituição vencedora do Piauí - Instituição: Aliança Mandu.Projeto: Unidade Agroindustrial Comunitária do Labino Ana Carolina Marinho

Representante da instituição vencedora de Pernambuco - Instituição: Biblioteca Caranguejo Tabaiares.Projeto: Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares Reginaldo Marques Pereira

Representante da instituição vencedora de Santa Catarina - Instituição: Associação Lageana de Assistência aos Menores.Projeto: CUIDA – Comunidade Unida Contra o Crack - Leonir Zulianello

Representante da instituição vencedora de Rondônia - Instituição: JOCUM – Jovens Com Uma Missão.Projeto: MariasJussara Fernandes

Representante da instituição vencedora de Roraima - Instituição: Associação Grupo de Mães Anjos de Luz.Projeto: Horta ComunitáriaMaria das Dores Pereira da Silva

Representante da instituição vencedora do Rio Grande do Sul - Instituição: Creche Boa Esperança.Projeto: Orfolinho BBPOSilvano Scheffer Martins

Representante da instituição vencedora de Tocantins - Instituição: Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco.Projeto: Projeto Espaço Beleza e Identidade José Pereira de Carvalho Filho (Irmão Pereira)

Representante da instituição vencedora de Sergipe - Instituição: Ação Solidária Almir do Picolé Projeto: Sociedade Creche Ação Solidária Almir do PicoléAlmir Almeida Paixão (Almir do Picolé).

Representante da instituição vencedora de SP - Instituição: Núcleo de Comunicação Marginal. Projeto: Sessão Fala VielaAntonio Leonardo Duarte

Parabéns a todas as iniciativas, parabéns para o Brasil!!!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Lula Parabeniza CUFA no Fórum Social Mundial


A CUFA por convite da Petrobras participa do Fórum Social Mundial que acontece na cidade de Dakar no Senegal. O representante da CUFA, Manoel Soares nesta segunda feira foi recebido por movimentos sociais locais que lhe apresentaram iniciativas na área de educação e saúde.

Na parte da tarde a CUFA foi convidada a participar do evento mais esperado desta edição do Fórum, a visita do ex - presidente Lula. Ao lado das maiores autoridades africanas Lula destacou a importância de momentos como os vividos em Dacar, pois há 10 anos, relembrou que na cidade de Porto Alegre, participou da primeira edição onde muitos dos problemas discutidos hoje do mundo foram apontados.

Entre suas falas, Lula destacou que os países considerados favelas do mundo, hoje representam soluções e que em menos escala é importante não desconsiderar as nações e comunidades mais pobres, pois produzem conhecimento e cultura.

Quando perguntado sobre movimentos sociais no Brasil, o ex - presidente Lula puxou uma camiseta da CUFA e frente as câmeras de todo o mundo, ele disse que iniciativas como estas tem grande importância para o desenvolvimento social. Para concluir, parabenizou as ações da CUFA em todo o mundo e reafirma sua admiração ao trabalho realizado nos mais de 12 países do mundo.




Manoel Soares

Coordenador CUFA RS
Repórter RBS TV