segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tudo Conectado

(por Leandro Fonseca)

Séc. XXI 2011 e andam falando por ai que o acesso ao fenômeno das comunicações mediadas por computadores (CMC) bate o recorde a cada ano trazendo novos usuários as redes sociais; Pesquisa realizada revela que o facebook possui mais de 500 milhões de usuários cerca de 7% da população mundial, até ai tudo bem, realmente é o grande boom do século XXI, mas em países de terceiro mundo como essa ascendência se da de fato?

Hora, o problema é sempre o mesmo, vira e mexe abordamos um tema ou outro e nos deparamos com aquilo que nos persegue “desigualdade econômica e social” sim! de fato esta tudo conectado...

Na década 40 o Brasil viveu a época do ouro das rádios a parir daí as informações se propagavam com mais facilidade, logo após na década de 70 os televisores tornam-se mais populares, no final da década de 90 a bola da vez foi a telefonia fixa e móvel, 21 anos depois vivemos o crescente acesso a internet.

Num país que habitam cerda de 192 milhões de pessoas possui aproximadamente 52 milhões de domicílios sendo 46 milhões de domicílios urbanos e seis milhões de domicílios rurais, aproximadamente 24% das residências possuem acesso a internet e 52% das residências mais ricas têm acesso à rede mundial de computadores, enquanto, nas mais pobres o percentual é de apenas 1,7%, parece que nessa conexão o número de “desconectados” pode ser bem maior do que podemos imaginar se comparados com a coréia do norte que possui cerca de 80% da população conectada, mas no Brasil a situação é inversa, são aproximadamente cerca de 60% de brasileiros sem acesso a internet.

Comecei a brincar com esse monte de números que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nos fornece e fiz o seguinte exercício, hora à discrepância pode ir mais além: 25 milhões de domicílios são inadequados para a moradia e ainda temos um déficit de 23 milhões de moradia, no meu singelo entendimento esse déficit de moradia como que num passe de mágicas aumentou de 23 para 48 milhões de habitações, portanto nosso déficit habitacional é quase igual ao número de habitação já construído.

Mas o que mais me deixou intrigado foi ler o PNL (Plano Nacional de Banda Larga) que tem como meta anunciada atingir 40 milhões de moradia com um investimento de 13,2 bilhões de reais até o ano de 2014, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são aproximadamente 12 milhões de residências com acesso a internet, 52 milhões de domicílios e um déficit de 48 milhões de moradias, segundo a PNL a meta é cobrir exatamente todas as residências brasileiras inclusive as 25 milhões de residências inadequadas para a moradia.

E a vida segue tudo conectado e muitos desconectados.

Fonte: http://rizzolot.wordpress.com/2010/05/11/telebras-meta-e-internet-rapida-e-barata-a-40-milhoes-de-domicilios/

WWW.ibge.gov.br

http://www.swissinfo.ch/por/ciencia_tecnologia/Facebook_ja_tem_mais_de_500_milhoes_de_usuarios.html?cid=18381066

Nenhum comentário: