sexta-feira, 19 de março de 2010

Encontro nacional de ecogastronomia discute biodiversidade alimentar


De 19 a 22 de março, Brasília sedia a segunda edição do Terra Madre Brasil – Encontro Nacional de Ecogastronomia –, promovido pelo Slow Food, no Complexo Cultural da Funarte. Chefs de cozinha - como Teresa Corção , Beto Pimentel , Fábio Sicília e Davi Herz sentam à mesa com pesquisadores, jornalistas especializados, estudantes e pequenos produtores para discutir temas como a biodiversidade alimentar e preservação de tradições culinárias. O destaque desta edição é a presença do fundador e presidente do movimento, o jornalista italiano Carlo Petrini.

A reunião é o ponto de encontro para articular a rede Terra Madre, formada por membros de diferentes categorias de produção e consumo de alimentos. Este ano, cerca de 550 participantes de todo o país irão compartilhar projetos bem sucedidos, amparados pela Fundação Slow Food para Biodiversidade; discutir questões como “Alimentação escolar e agricultura familiar” e a “Formação do consumidor consciente”; trocar experiências com o Laboratório do Gosto, que apresentará sabores da Mata Atlântica, da Amazônia e do Cerrado; além de encontros com líderes dos núcleos de convivialidade das cinco regiões do Brasil, que promovem atividades para educação alimentar.

O público terá a oportunidade de conhecer mais sobre o Slow Food – associação internacional centrada na defesa da biodiversidade agrícola e gastronômica, presente há 10 anos no país. Estão programadas atividades focadas no conceito de co-produtor que, segundo Carlo Petrini, é o comensal que conhece a origem dos produtos, as técnicas de produção e os produtores. Entre as atrações estão a feira de produtos da agricultura familiar com excelência culinária, projeção de filmes sobre alimentação e apresentações artísticas de grupos populares. A proposta é apresentar a filosofia do movimento, baseada no slogan “Bom, limpo e justo”, que define que o alimento precisa ser “bom para comer, livre de agrotóxicos e comercializado a preços justos”.

A Central Única das Favelas foi convidada para participar do evento Terra Madre por ser referência em trabalho com as comunidades periféricas. Nosso Coordenar Geral em SC Edson Amaral esta nos representando. O Evento pretende apresentar para a periferia alternativas de alimentação mais nutritiva com baixo custo.

Nenhum comentário: