segunda-feira, 29 de março de 2010
Atleta da CUFA SC ocupa ultima vaga para o concurso Gobetrotter Brasileiro
VALEU APENA!!!
Leandro Garcia, o nosso Mini Jordan, é o décimo candidato escolhido para o Acampamento Globetrotter.
O atleta da Cufa Florianópolis, que fez seu vídeo na clínica HGT realizada pela CUFA SC em Joinvile no dia 28 de fevereiro, garantiu a ultima vaga na próxima fase do concurso através de milhares de votos computados de quinta a domingo no site do Globo Esporte.
Nós da CUFA SC Florianópolis nos sentimos orgulhosos vendo um dos primeiros alunos da escolinha de basquete de rua da CUFA Florianópolis chegando a este patamar.
PARABÉNS MINI JORDAN!!!
Continuamos na nossa torcida!
Lembrando também que o atleta de Joinville Eduardo Lipinski já estava classificado, temos 2 catarinenses entre os 10 classificados, mostrando talento e a força do Basquete de Rua Catarinense.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Jogadores perto de realizar sonho de se tornar o Globetrotter Brasileiro
O concurso para escolher o representante brasileiro da equipe de basquete mais famosa do planeta, o Harlem Globetrotters, está caminhando para a reta final.
Nove vídeos já foram selecionados e o destino do último jogador está nas suas mãos.
A sua participação é fundamental!
Acesse agora mesmo o link abaixo, assista os vídeos e vote.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/0,,18109-p-1,00.html
CUFA no TEIAS 2010
De 25 à 31 de março, a Central Única das Favelas vai participar do maior e mais plural encontro de cultura manifestações artísticas e culturais de diversas regiões brasileiras. O Teia 2010 – Tambores Digitais. O encontro será em Fortaleza, no Ceará, e reunirá
III Fórum Nacional de Pontos de Cultura
Em 2010, a CUFA contará com maior número de participantes de todas as edições, ao todo 25 representantes de oito pontos de cultura, de seis estados.
• CUFA BARRA DO GARÇA (MT) - PONTO DE CULTURA CULTURARAGUAIA
• CUFA SINOP (MT)- PONTO DE CULTURA JUVENTUDE ATIVA.
• CUFA CUIABA (MT)- PONTO DE CULTURA PIXAIM
• CUFA CEARÁ – PONTO DE CULTURA CULTURARTE MARACANAÚ.
• CUFA DF – PONTO DE CULTURA AÇÃO PERIFERIA
• CUFA PR - PONTO DE CULTURA BIBLIOTECA VIRTUAL
• CUFA GO - PONTO DE CULTURA ARAGARÇAS
• CUFA LAGUNA (SC) - PONTO DE CULTURA IMAGEM ATRAVES DAS LENTES
Na programação do fórum, seminários, painéis, debates, exposições, uma feira de economia solidária e apresentações artísticas. Na feira de economia solidária a CUFA CE também ocupa espaço com uma tenda representando seu ponto de cultura e expondo material da CUFA de vários estados.
TEIA AÇÕES
Os dias 26 e 27 de março estão reservados para a Teia das Ações – Conceitos e Práxis, atividades colaborativas que buscam reunir as ações do programa Cultura Viva dentro da Teia 2010- Tambores Digitais.
Aqui serão compartilhados os conceitos, ações, iniciativas e redes que já estão em prática e servem de exemplo por serem inéditas, inovadores e de sucesso comprovado. A CUFA CUIABÁ vai participar com sua experiência em economia solidária.
Mostra Artística
Na Mostra Artística Pontos de Cultura , todas as regiões do país poderão mostrar seu trabalho, serão cerca de 90 apresentações.
O rapper e Coordenador da Central Única das Favela de Mato Grosso – Linha Dura, foi um dos artistas selecionados para se apresentar no Teias 2010. A comissão indicada pela organização do evento levou em consideração o ineditismo dos trabalhos e distribuição regional. A apresentação do rapper matogrossense será no dia 27 de março às 23h, e representará a CUFA em toda sua diversidade cultural.
Fique por dentro da programação no: http://culturadigital.br/teia2010
segunda-feira, 22 de março de 2010
NOTA DE FALECIMENTO
“Realmente Sou! Dina Di...Visão de Rua...Sendo Uma Mulher Com F de Fato, Sempre Consciente Nos Meus Atos”
“Das cinzas da favela pro mundão ... Dina Di !!!”
Mais uma sobrevivente do gueto e da favela, que reelaborou a realidade vivida e transformou-a em canção, ecoando seu grito e mostrando pra que veio. Assim, é Dina Di, um emblema do rap nacional e referência ao universo feminino do movimento. A menina que desde cedo teve sua força de trabalho explorada em nome da pobreza e da fome, mas que encontrou na música, através do rap, a ferramenta de combate ao sistema do qual foi vitima com a força da palavra e sua garra de mulher.
Como líder do grupo feminino Visão de Rua, gravou cinco CD’s e alcançou a maior premiação do hip hop nacional com o Hutús de 2000 e 2001. Pois bem, essa mulher é sinônimo de superação para a quebra da hegemonia masculina na cena hip hop/ rap, abrindo caminho, firmando conceito e deixando seu legado.
Justamente no ano em que mulheres de todo mundo comemoram o centenário do dia internacional da mulher, o Brasil perde mais uma grande guerreira símbolo de resistência. A rapper se foi, mas será eterna na memória do rap nacional e o seu significado, enquanto mulher e expoente de luta está cravado na história de vida que ela mesma construiu.
Assim, a CUFA, a Frente Brasileira de Hip Hop e o Núcleo Maria Maria vêm homenagear o otimismo da guerreira que não se acomodou diante da exclusão social e da invisibilidade por ser mulher, pobre e oriunda da favela. Aos que pensam que a morte é um silêncio fica a rima.
“Mas eu sou filha do rei ... Da eternidade !!!”
Discografia:
Coletâneas
Made In Brazil - Vol. 2 - Visão de Rua - "Confidências de Uma presidiária" (single) - 1995
KL Jay na Batida Vol.2 - "Mente Engatilhada" (single) - 2000
Microfone Aberto - "Dormindo Com o Agressor" (single) - 2004
Mulheres Guerreiras - "Eles Falam de Paz" (single) - 2008
Álbuns
Visão de Rua - Periferia é o Alvo - 1996
Herança do Vício - 1998)
Ruas de Sangue - 2001
A Noiva do Tchok - 2003
O Poder nas Mãos - 2008
Vídeos:
Assista ao documentário "Aqui Fora", com a rapper Dina Di
Videoclipe da música "Essa é a Lei" (Ndee Naldinho, Sistema Negro, Tribunal MCs e Dina Di)
Videoclipe da música "Mente Engatilhada"
Videoclipe de "Irmã de Cela"
sexta-feira, 19 de março de 2010
Encontro nacional de ecogastronomia discute biodiversidade alimentar
De 19 a 22 de março, Brasília sedia a segunda edição do Terra Madre Brasil – Encontro Nacional de Ecogastronomia –, promovido pelo Slow Food, no Complexo Cultural da Funarte. Chefs de cozinha - como Teresa Corção , Beto Pimentel , Fábio Sicília e Davi Herz sentam à mesa com pesquisadores, jornalistas especializados, estudantes e pequenos produtores para discutir temas como a biodiversidade alimentar e preservação de tradições culinárias. O destaque desta edição é a presença do fundador e presidente do movimento, o jornalista italiano Carlo Petrini.
A reunião é o ponto de encontro para articular a rede Terra Madre, formada por membros de diferentes categorias de produção e consumo de alimentos. Este ano, cerca de 550 participantes de todo o país irão compartilhar projetos bem sucedidos, amparados pela Fundação Slow Food para Biodiversidade; discutir questões como “Alimentação escolar e agricultura familiar” e a “Formação do consumidor consciente”; trocar experiências com o Laboratório do Gosto, que apresentará sabores da Mata Atlântica, da Amazônia e do Cerrado; além de encontros com líderes dos núcleos de convivialidade das cinco regiões do Brasil, que promovem atividades para educação alimentar.
O público terá a oportunidade de conhecer mais sobre o Slow Food – associação internacional centrada na defesa da biodiversidade agrícola e gastronômica, presente há 10 anos no país. Estão programadas atividades focadas no conceito de co-produtor que, segundo Carlo Petrini, é o comensal que conhece a origem dos produtos, as técnicas de produção e os produtores. Entre as atrações estão a feira de produtos da agricultura familiar com excelência culinária, projeção de filmes sobre alimentação e apresentações artísticas de grupos populares. A proposta é apresentar a filosofia do movimento, baseada no slogan “Bom, limpo e justo”, que define que o alimento precisa ser “bom para comer, livre de agrotóxicos e comercializado a preços justos”.
A Central Única das Favelas foi convidada para participar do evento Terra Madre por ser referência em trabalho com as comunidades periféricas. Nosso Coordenar Geral em SC Edson Amaral esta nos representando. O Evento pretende apresentar para a periferia alternativas de alimentação mais nutritiva com baixo custo.
segunda-feira, 8 de março de 2010
SELETIVA CUFA HGT EM JOINVILLE...FAZENDO A DIFERENÇA...
A Seletiva HGT de SC aconteceu na cidade de Joinville, o local utilizado foi o Ginásio Ivan Rodrigues, no dia 28/02 domingo. A idéia inicial era de ser apenas a clinica, mas tornou um evento de maior proporção, a radio Atlântida que pertence a RBS filiada GLOBO, juntou-se a nos para realizar seu evento “Circuito Atlântida de basquete”, tivemos FELEJ (Fundação de Esportes Municipal) como parceira também, sendo assim algo simples tomou um corpo maior o que nos foi muito bom a respeito de visibilidade e organização. A parceria com a FELEJ, nos forneceu palco, som, nos liberaram também os muros da entrada lateral do Ginásio para intervenção de Graffite com temas esportivos, mas durante a intervenção pediram que fizemos mais artes em outros muros. Apresentaram-se seis grupos de Rap, sendo três do Jardim Paraíso, uma área de poucos recursos e muito violenta da cidade, com isso pudemos dialogar e estreitar laços para futuras parcerias e possibilidades para implantar projetos nessa área sensível. Além dos grupos de Rap, dois grupos de dança se apresentaram. A filiada da Rede Globo a RBS fez uma ampla cobertura desde as filmagens dos 18 atletas inscritos até cedendo por conta própria o cinegrafista para continuar cobrindo o restante do evento e no dia seguinte no jornal do horário da almoço voltou a mostrar o evento, as entrevistas com os jogadores que participaram da clinica HGT realizada pela base CUFA Joinville. A Coordenadoria Estadual fez uma grande articulação durante o processo de preparação para o evento e no dia conseguiram também trazer os coordenadores das bases de Florianópolis, Blumenau e Laguna, atletas do Paraná (Jaraguá do sul) e de Floripa para assim unificar e fortalecer o evento de Joinville.
Infelizmente durante o evento caiu uma forte chuva, o que nos forçou a transferência de todos para dentro do Ginásio, mas de forma alguma o brilho do evento foi diminuído muito pelo contrario foi percebido claramente a surpresa de forma positiva por parte do publico presente, representantes do poder publico e dos novos parceiros com o potencial organizativo e mobilizador da CUFA.
Aqui palavras do Coordenador estadual Edson Amaral (Ed Soul)
“Nosso sentimento, é de dever cumprido, de mais uma realização em prol do bonde catarinense, parabéns ao coord. Geral de Joinville Fabio e o coord. Comunicação Marcos (Cabeça), que planejaram e estruturaram esta ação... eu particularmente sinto me orgulhoso por ter visto todos os” meus “fazendo de tudo para que a ação acontecesse o mais próximo do perfeito. É isso... abraços fraternos a todos!
quinta-feira, 4 de março de 2010
CUFA/SC Apresenta vídeo Falcão Meninos do Tráfico
Nesta noite dia 03 de março de 2010, na cidade de Laguna/SC a CUFA Laguna apresentou o vídeo documentário Falcão Meninos do Tráfico (produzido por MV BILL e Celso Athayde) para jovens que estudam e moram em uma escola chamada Casa Familiar do Mar. Logo depois de exibir o vídeo documentário abrimos uma roda de debates onde ocorreu a participação de todos os alunos comentando sobre suas experiências e o que podemos aprender com o vídeo, um momento de troca de experiências e um rico aprendizado.
Agradecemos aos alunos e ao coordenador da Casa, força e sucesso a todos
Assinar:
Postagens (Atom)