A Semana Municipal do Hip Hop de Laguna aconteceu no dia 11/11 contou com a participação de Thiagão, Tom Calvário, Máfia dos Insanos, PNM, Batalha Garibaldi, e o grupo Capoeira Brasil, a juventude ocupou a praça da UDESC com cultura e arte demonstrando o poder transformador do Hip Hop.
Por que o Hip Hop?
Porque é um movimento cultural, artístico, político e social que aproxima os jovens alijados de todos os mecanismos de emancipação, indicando formas criativas de superar a segregação social e valorizar a presença afrodescendente.
Porque tem conseguido informar a sociedade sobre a relevância do movimento Hip Hop; conscientizar o povo da periferia sobre sua cidadania; oportunizar a arte aos jovens e resgatar vários destes jovens da iminência de vícios, sensibilizando também aqueles que estão neste rumo.
Porque as populações provenientes das periferias têm voz que precisam ser ouvidas, enfim, participar enquanto atores sociais do espaço público, ou melhor, conquistar um espaço político.
Porque é uma expressão cultural que há trinta anos faz parte dos guetos brasileiros e que mesmo sem a força da mídia, sobrevive, cresce e se fortalece a cada dia, provando que é merecedora de atenção.
O Hip Hop começou a ser desenvolvido na cidade de Laguna/SC no ano de 1998, de lá para cá muitos grupos de Rap, MC´s, DJ´s, B.Boys, B.Gilrs, Grafiteiros e militantes dessa cultura não mediram esforços para dar continuidade a esse movimento.
Em 2013 foi criada a Lei n° 1.559 “INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DO HIP HOP NO MUNICÍPIO DE LAGUNA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Agradecemos a todos que colaboraram de alguma forma para a realização do evento, a Fundação Lagunense de Cultura que forneceu a sonorização e principalmente ao público presente.
Grupo Capoeira Brasil
PNM
Tom Calvário e V.Negão
Thiagão
Thiagão
Thiagão
Batalha Garibaldi