sexta-feira, 26 de junho de 2015

CUFA e Sesc estão oferecendo oficinas e cursos em parceria com Cras

Pessoas interessadas em qualificação profissional, cidadania, cultura e cinema devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo da sua casa. A Secretaria de Assistência Social, através da CUFA e do Sesc, estará desenvolvendo oficinas e cursos até novembro nos Cras da Barbacena e Vila Vitória. 
O público, preferencialmente, beneficiado pelo Bolsa Família e no Cadastro Único, será o principal atendido.
No dia 24/06 foi o lançamento no Cras da Barbacena onde a CUFA irá ofertar a amostra do Cine Arte e Cidadania e uma oficina de Hip Hop em parceria com o Sesc.
Fizemos a doação de bolas de futebol de campo e de futsal para o Cras desenvolver atividades com crianças e adolescentes.

Representantes CUFA, Sesc e Cras

terça-feira, 23 de junho de 2015

Secretaria de Assistência Social, Sesc e CUFA irão beneficiar jovens e adolescentes do município

No dia 22 de junho estivemos no Cras da Vila Vitória para o lançamento da parceria entre Secretaria de Assistência Social, Sesc e CUFA, onde iremos realizar junto a jovens e adolescentes as terças feiras as 14 hrs a amostra do Cine Arte e Cidadania – O Cinema na Tela da Favela, na oportunidade doamos bolas de futebol de campo e salão para o Cras.


É um projeto de exibição de filmes, curtas, documentários e vídeo clipes, feitos nacionalmente, criado para estimular um debate a cerca do material audiovisual a ser exibido e a prevenção do consumo e tráfico de drogas, diminuindo a criminalidade na juventude por meio da difusão cultural. Os locais de sala de cinemas são distantes e com preços fora do padrão destas comunidades. Por conta desta necessidade surgiu a amostra do CINE ARTE E CIDADANIA. Uma forma de mostrar que os moradores da periferia não estão limitados a contribuir com o mercado cinematográfico emprestando apenas a verossimilhança de suas vidas.Esses agentes também são autores de suas próprias narrações cinematográficas.

Ainda que haja filmes em que a periferia seja retratada, raramente, isto acontece sob a ótica das periferias, a amostra do CINE ARTE E CIDADANIA existe para democratizar o acesso a exibição destas produções, ignoradas pelo grande mercado. 

quinta-feira, 18 de junho de 2015

CUFA tem encontro com a Ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Limo Gomes

Na ultima segunda, dia 15, foi realizado em encontro com a Ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, para fortalecer a relação CUFA Nacional, CUFA Global e Seppir e a retomada das ações em parceria.

Estiveram presentes na reunião os membros da CUFA Bruno Kesseler coordenador do Distrito Federal, Manoel Soares coordenador Rio Grande do Sul, José Antonio Campos Jardim coordenador Paraná, Abrahão Smacedo coordenador Bahia, Francislei Henrique coordenador Minas Gerais, o presidente nacional da instituição e coordenador Ceará Preto Zezé e os fundadores Celso Athayde e Mv.Bill.

Um ponto forte da pauta desse encontro foi o desenvolvimento de politicas publicas para as favelas.  


sábado, 6 de junho de 2015

CUFA na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal da Juventude

A CUFA participou da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no dia 28/05 com a participação de assistentes sociais, entidades inscritas no CMDCA, onde somos conselheiros, representantes das escolas das redes municipais, estaduais e federal, além de autoridades locais.  
A discussão também voltou-se para a aprovação de propostas e diretrizes para a política voltada para o atendimento a criança e ao adolescente, dentro da promoção, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes, controle social e efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos.

No dia 03/06 aconteceu a assembléia que elegeu os representantes do Conselho Municipal da Juventude (COMJUV) a CUFA irá compor o conselho sendo uma das 12 instituições representadas, em Laguna, 25% da população é constituída por jovens. Corresponde a 12 mil homens e mulheres entre 15 e 25 anos. O conselho irá representar suas reivindicações, encaminhar propostas, fiscalizar e questionar as políticas públicas do município voltados para a juventude.