Texto Por Alessandra Couto e Alyne Rangel
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
CIRCUITO NACIONAL DA LIIBRA 2011 FECHA COM CHAVE DE OURO
Texto Por Alessandra Couto e Alyne Rangel
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Grafiteiros colorem Brasília em contagem regressiva para a Copa
Desenhos nos tapumes serão transformados em cartões-postais
Cem grafiteiros de cidades do Distrito Federal começaram nesta quinta (15) a colorir quase 2 quilômetros de tapumes em torno das obras do Estádio Nacional de Brasília, que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014. A atividade marca a contagem regressiva dos mil dias até o Mundial. Cada grupo de grafiteiros terá 50 metros para retratar as impressões sobre o evento esportivo, a história da capital federal e o universo do futebol, com o tema Brasília e a Copa do Mundo de 2014.Os desenhos nos tapumes serão transformados em cartões-postais. Segundo o coordenador da Central Única de Favelas (Cufa) do Distrito Federal (DF), Max Maciel, essa é uma oportunidade de os grafiteiros demonstrarem que fazem arte.
Para Mayron Ricarte, 20 anos, grafiteiro há três anos, a atividade também é uma forma de refletir a realidade das ruas e do hip hop. "Essa oportunidade que tenho de grafitar o tapume do estádio é única, com ela vou poder mostrar à sociedade que o grafite vem crescendo muito e levar para as pessoas a ideia de que a arte valoriza a cidade", ressaltou.
De acordo com o secretário de Juventude do Governo do Distrito Federal (GDF), Fernando Neto, o trabalho dos grafiteiros no início da contagem regressiva para a Copa do Mundo é uma maneira de deixar marcas na cidade. "Queremos registrar nossa história do futebol em forma de grafite e dar um grande presente para a cidade que é a arte," disse. Neto acredita que a atividades que marcam a contagem regressiva para os Jogos vão fortalecer ainda mais a candidatura de Brasília para receber a partida de abertura da Copa.
O grande evento da contagem regressiva será amanhã (16) à noite. Artistas locais e nacionais se apresentarão no estacionamento do estádio, a partir das 18h.
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Escola Comendador Rocha (Laguna) recebe projeto da CUFA
A amostra do CINE ARTE E CIDADANIA O Cinema na Tela da Favela é um projeto de exibição de filmes curtas e longas metragem, documentários, vídeo clipes de Rap, feitos nacionalmente, após a exibição criamos um debate sobre os temas abordados com o publico presente.
Temos um grande diferencial nesse projeto já que trabalhamos com o linguajar dos jovens e exibimos a realidade do dia a dia de muitos deles, dessa forma construímos uma pela troca de experiências e informações. (Vinicius Lauffer – Diretor Executivo CUFA SC)
Estamos no terceiro ano do projeto que conta com o apoio da Eletrosul, aguardem que logo vamos chegar à sua escola também.
sábado, 10 de setembro de 2011
Equipe da UNESCO visita a CUFA RJ
Os amigos Fabio Eon, Michael Gunzburger e Lucien Muñoz da UNESCO visitaram a CUFA para conhecer os projetos e fizeram um tour pela base do Viaduto e a sede administrativa em Madureira.
Na companhia de Nega Gizza conheceram o espaço do Viaduto, onde encontraram o professor Bordoni que falou das oficinas que lá acontecem como, por exemplo, a de futsal, a de capoeira, a de graffite, entre outras.
Depois a equipe seguiu para a base administrativa onde encontraram a Diretora de Projetos Fernanda Borriello que, junto com Gizza, apresentou o espaço.
Durante a visita a equipe da UNESCO assistiu vídeos dos projetos e participou de uma reunião com Borriello e Gizza, onde puderam entender como funciona a instituição.
Ótimas idéias surgiram desta reunião e os amigos da UNESCO receberam de presente livros da CUFA para conhecer um pouco mais das nossas ações.