segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CIRCUITO NACIONAL DA LIIBRA 2011 FECHA COM CHAVE DE OURO


Texto Por Alessandra Couto e Alyne Rangel 






Conforme já havia sido falado, o dia de hoje, 25 de setembro de 2011 entrou para a história da CUFA e da LIIBRA. O dia começou bem com a etapa estadual do Bradan – Brasil Break Dance, que incendiou a quadra da LIIBRA. A apresentação ficou por conta do professor de break da CUFA, Lucas José e do Mestre de Cerimônia Avalanche.

Ao todo foram 8 duplas e dançavam 2 de cada vez, onde os jurados decidiam quem levava a melhor. Foram sorteadas as chaves para a competição, e em terceiro lugar ficou a crew Hibrida, representada por Rodrigo e Teves. E ocorreu um empate entre as crews Muiraquitã representada por Xuxu e Cocão e Style Carioca, com Tchespin e Tuca. Os jurados pediram para eles se apresentarem mais uma vez e dessa vez a decisão foi certeira, quem levou a melhor no Bradan do Rio de Janeiro foram os B-boys Xuxu e Cocão, que garantiram vaga na final nacional do evento lá em Uberlândia.

O projeto ritmo de rua também marcou presença aqui nessa grande final, assim como os atletas do kick boxing do projeto Lutando pela Paz lá do Complexo do Alemão, e o pessoal do grupo SBC CUFA com muita capoeira. Depois vieram as decisões masculinas e femininas para o terceiro lugar e enquanto rolavam as partidas ocorreu o lançamento do segundo manual de basquete de rua. A presidente da LIIBRA, Neg Gizza deu inicio ao cerimonial e chamou os patrocinadores e amigos para compor essa grande festa, foram eles: Júlio Cesar representando a Eletrobras, Paulo Vicente representando a Rede Globo , Hélio Mattos representando o ministério dos esportes, e todos falaram da importância dessa união em prol da cultura. Quem também prestigou o evento e arrancou muitos aplausos da galera, foi o rapper MV Bill, presidente de honra da LIIBRA. 

A SporTV iniciou a transmissão ao vivo dos jogos. As finais das categorias Liibrinha, feminina e masculina. Que foram um sucesso e estavam super competitivas.

Na categoria Liibrinha o terceiro lugar ficou para o time de São Paulo, o segundo lugar para o time de Minas Gerais, e o primeiríssimo lugar para o Rio de Janeiro. Já na categoria feminina foram as guerreiras de Santa Catarina que levaram a melhor garantindo o primeiro lugar, em seguida, ocupando a segunda posição veio o time de São Paulo e em terceiro as meninas que representaram o estado do Ceará. Na categoria masculina os guerreiros do asfalto que vieram lá da região Sul do país, do Paraná conquistaram a terceira posição,quem representou o segundo lugar foi o pessoal lá de São Paulo, quem garantiu a vitória desse grande circuito nacional da LIIBRA 2011 foram os cariocas, que mandaram ver!

Foram premiados também os melhores jogadores e cestinhas. Na categoria Liibrinha, o premiado foi Jonata, do time QNT. E na hora das mulheres, as premiadas foram Gilmara do time Fucas de Santa Catarina, como melhor cestinha e a melhor jogadora foi Márcia, de São Paulo do time DCL. Representando a equipe masculina, G5 de São Paulo, levou a melhor nas duas categorias. E por último rolou o Tracon – Traços de Conflito, e fechou com chave de ouro o circuito nacional LIIBRA 2011. 


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Grafiteiros colorem Brasília em contagem regressiva para a Copa




Desenhos nos tapumes serão transformados em cartões-postais

Cem grafiteiros de cidades do Distrito Federal começaram nesta quinta (15) a colorir quase 2 quilômetros de tapumes em torno das obras do Estádio Nacional de Brasília, que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014. A atividade marca a contagem regressiva dos mil dias até o Mundial. Cada grupo de grafiteiros terá 50 metros para retratar as impressões sobre o evento esportivo, a história da capital federal e o universo do futebol, com o tema Brasília e a Copa do Mundo de 2014.

Os desenhos nos tapumes serão transformados em cartões-postais. Segundo o coordenador da Central Única de Favelas (Cufa) do Distrito Federal (DF), Max Maciel, essa é uma oportunidade de os grafiteiros demonstrarem que fazem arte.

Para Mayron Ricarte, 20 anos, grafiteiro há três anos, a atividade também é uma forma de refletir a realidade das ruas e do hip hop. "Essa oportunidade que tenho de grafitar o tapume do estádio é única, com ela vou poder mostrar à sociedade que o grafite vem crescendo muito e levar para as pessoas a ideia de que a arte valoriza a cidade", ressaltou.

De acordo com o secretário de Juventude do Governo do Distrito Federal (GDF), Fernando Neto, o trabalho dos grafiteiros no início da contagem regressiva para a Copa do Mundo é uma maneira de deixar marcas na cidade. "Queremos registrar nossa história do futebol em forma de grafite e dar um grande presente para a cidade que é a arte," disse. Neto acredita que a atividades que marcam a contagem regressiva para os Jogos vão fortalecer ainda mais a candidatura de Brasília para receber a partida de abertura da Copa.

O grande evento da contagem regressiva será amanhã (16) à noite. Artistas locais e nacionais se apresentarão no estacionamento do estádio, a partir das 18h.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Escola Comendador Rocha (Laguna) recebe projeto da CUFA





A amostra do CINE ARTE E CIDADANIA O Cinema na Tela da Favela é um projeto de exibição de filmes curtas e longas metragem, documentários, vídeo clipes de Rap, feitos nacionalmente, após a exibição criamos um debate sobre os temas abordados com o publico presente.

Temos um grande diferencial nesse projeto já que trabalhamos com o linguajar dos jovens e exibimos a realidade do dia a dia de muitos deles, dessa forma construímos uma pela troca de experiências e informações. (Vinicius Lauffer – Diretor Executivo CUFA SC)

Estamos no terceiro ano do projeto que conta com o apoio da Eletrosul, aguardem que logo vamos chegar à sua escola também.



sábado, 10 de setembro de 2011

Equipe da UNESCO visita a CUFA RJ



Os amigos Fabio Eon, Michael Gunzburger e Lucien Muñoz da UNESCO visitaram a CUFA para conhecer os projetos e fizeram um tour pela base do Viaduto e a sede administrativa em Madureira.

Na companhia de Nega Gizza conheceram o espaço do Viaduto, onde encontraram o professor Bordoni que falou das oficinas que lá acontecem como, por exemplo, a de futsal, a de capoeira, a de graffite, entre outras.

Depois a equipe seguiu para a base administrativa onde encontraram a Diretora de Projetos Fernanda Borriello que, junto com Gizza, apresentou o espaço.

Durante a visita a equipe da UNESCO assistiu vídeos dos projetos e participou de uma reunião com Borriello e Gizza, onde puderam entender como funciona a instituição.

Ótimas idéias surgiram desta reunião e os amigos da UNESCO receberam de presente livros da CUFA para conhecer um pouco mais das nossas ações.