sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Documentário Mundo da Nóia será lançado em Florianópolis


O Cineclube da Fundação Cultural Badesc encerra a programação de janeiro com a exibição de dois filmes que abordam questões sociais produzidos pela Cia Boanova de Cinema em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) de Laguna. No dia 31 de janeiro, terça-feira, a partir das 19h, serão apresentados Mundo da Nóia - Por Trás da Pedra a Realidade que Ninguém Vê, com foco no uso de crack, e Redução é a Chibata - uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil, que como o título sugere, aborda a redução da maioridade penal.

O filme Mundo da Nóia foi produzido em Laguna, SC, e traz à tona a problemática do consumo de crack no município, uma reflexão para com a sociedade e o poder público. O documentário apresenta depoimentos de membros de instituições públicas: promotoria, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, mães que tiveram seus filhos assassinados e de dependentes químicos (nóias) que narram como suas vidas se transformaram com o vício. Produção CUFA Laguna em parceria com a Cia Boanova de Cinema.

Redução é a Chibata, trata sobre a redução da maioridade penal no Brasil para 16 anos, projeto que está em pauta no Congresso Nacional e discutido amplamente na sociedade brasileira. O documentário é uma crítica à redução, foi gravado em Florianópolis e em Laguna. Produção Cia Boanova de Cinema em parceria CUFA Laguna.

Após a sessão, haverá debate com a presença do diretor dos filmes Luiz F. F Machado, representante do Conselho Regional de Psicologia 12ª Região e Vinícius Billy Coordenador Geral CUFA Laguna. 

A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 18h.

Sinopses:

O Mundo da Nóia - por trás da pedra a realidade que ninguém vê

De Vinícius Billy e Luiz F. F. Machado. Brasil. 2016. 36 min. Documentário. Sem classificação.

A o consumo de crack no município de Laguna é o ponto de partida para abordar essa problemática com depoimentos de profissionais, familiares e viciados.

Redução é a Chibata - uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil

De Luiz F. F. Machado. Brasil. 2016. 28 min. Documentário. Sem classificação.

Analisa a possibilidade da redução da maioridade penal, projeto de Emenda Constitucional que tramita no Senado.

Serviço:

O que: Sessão Catarina – exibição dos documentários O Mundo da Nóia e Redução é a Chibata

Quando: 31 de janeiro, terça-feira, a partir das 19h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846

Quanto: Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 18h.








Nenhum comentário: